Museu Nacional - UFRJ

  Chloroleucon tenuiflorum

      
Fotos Chloroleucon tenuiflorum

Nome científico:  Chloroleucon tenuiflorum (Benth.) Barneby & J. W. Grimes

Família: Fabaceae.

Nomes populares: Jurema, Jurema-branca, vinhático-de-espinho.

Origem: Brasil

Altura: 5 a 18 m.

Características morfológicas: Seu tronco é razoavelmente reto e cilíndrico e pode atingir de 30 a 40 cm de diâmetro. Sua casca é moderadamente espessa, de cor que varia de cinzenta a amarelada. Possui espinhos em seus ramos. Suas folhas são compostas e apresentam de dois a cinco pares de pinas e seus folíolos são opostos. Suas inflorescências são globosas, com 14 a 22 flores. As flores apresentam corola tubular, branca, estames alvos, parcialmente concrescidos, com anteras amarelas. Tem nectários extra-florais. Seu fruto pode atingir 5 a 8 cm de comprimento e 1 a 1,5 cm de largura e é seco, espiralado, com várias sementes, apresenta coloração marrom e não se abre quando maduro. Suas sementes são compressas, com formato elipsoide ou obovoide, lisas, duras e bicolores, de 6 a 9 mm de comprimento por 4 a 6 mm de largura.

Utilidades econômicas: Sua madeira é usada para obras externas e internas e para a confecção de móveis, molduras, tonéis e objetos decorativos, entre outros artefatos. A madeira também pode ser utilizada como combustível e para a produção de carvão. Por conta de suas características decorativas, é altamente indicada para arborização urbana.

Propriedades medicinais: É utilizada popularmente como adstringente e cicatrizante.

Características interessantes: Costuma perder suas folhas em determinadas estações do ano. Aparentemente, suas sementes são dispersas por animais terrestres que apanham os frutos depois que eles caem no solo. Além dos animais terrestres, os frutos também são consumidos por psitacídeos.

No Horto: Existe um indivíduo. Floresceu de setembro a dezembro. As flores são muito perfumadas e foram observados os seguintes visitantes florais: borboletas (Ascia monuste orseis (Latreille, 1819) e Corticea corticea (Plöts, 1882)) e duas aves Passeriformes (Coereba flaveola (Linnaeus, 1758) e Thraupis sayaca (Linnaeus, 1766)).

 


 

Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

Nossas exposições estão fechadas ao

público por tempo indeterminado em

virtude do incêndio que destruiu

grande parte de nossas coleções.

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Yuri Guerreiro