Nome científico: Artocarpus heterophyllus Lam.
Família: Moraceae
Nomes populares: Jaqueira
Origem: Índia
Altura média: 8-25m
Características morfológicas: Folhas de 15-25cm de comprimento por 10-12cm de largura, coloração verde-escura, brilhantes; inflorescências carnudas afixadas no tronco por curtas hastes; flores masculinas e flores femininas localizam-se em inflorescências distintas; a infrutescência é formada pela reunião de centenas de ovários de flores femininas, cada uma delas portadora de uma única semente; sementes ovais, castanho-clara de 2-3cm de comprimento, envolta por uma membrana fina e viscosa.
Utilidades econômicas: A árvore é frutífera, sua madeira é bonita, amarelada, resistente à água e aproveitada para o fabrico de peças para embarcações. Da casca dos galhos pode-se fazer cordas muito flexíveis e resistentes. Os frutos, ricos em açúcar, são consumidos “in natura”, contudo são freqüentemente transformados em doces e geléias caseiras. Na Índia a polpa é fermentada e transformada num tipo de aguardente. As sementes, ricas em amido, também podem ser consumidas depois de assadas ou cozidas, possuindo sabor semelhante a castanha européia e sendo inclusive consideradas ligeiramente afrodisíacas.
Propriedades medicinais: Utilizada contra diarréia e altamente expectorante.
Características interessantes: Sua ampla disseminação constitui um problema ambiental, pois vem substituindo as espécies nativas da mata tropical, portanto é inadequada para uso em reflorestamento por tornar-se invasora. As flores são polinizadas por pequenos insetos
No Horto: Existem 6 indivíduos. Começou a florescer em maio e logo em seguida as infrutescências formaram-se.
Nossas exposições estão fechadas ao
público por tempo indeterminado em
virtude do incêndio que destruiu
grande parte de nossas coleções.
Informações: museu@mn.ufrj.br
Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br
Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br
Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br