Nome cientifico: Albizia lebbeck (L.) Benth.
Família: Fabaceae, Mimosoideae.
Nomes populares: Albizia, coração-de-negro, faveiro.
Origem: Ásia Tropical, mas atualmente e pantropical.
Altura média: 20m.
Características morfológicas: Folhas de coloração verde escura que caem nos meses mais frios expondo bem os frutos; flores perfumadas principalmente a noite, de coloração branco-esverdeada tornando-se amarelada com a idade, com muitos estames longos; frutos são vagens achatadas, muito ornamentais, que podem permanecer na planta durante 3-4 meses e depois são dispersadas pelo vento.
Utilidades econômicas: Apesar de ser recomendada para melhorar o solo de áreas degradadas, por ter habilidade para fixar nitrogênio, também existem recomendações de não utilizá-las em reflorestamentos, devido a facilidade de sua propagação, vindo a tornar-se invasora. E frequentemente usada na arborização urbana.
Propriedades medicinais: Apresenta propriedades adstringentes, antiúlcera, antialérgica, anti-histamínica, antiasmática, anti-inflamatória, anti-helmíntica, antimicrobiana e anti-convulsiva.
Outras características interessantes: Essa espécie sofre com as larvas de um besouro que se alimentam da madeira dos ramos chegando a causar a queda destes. Os frutos permanecem na árvore praticamente o ano inteiro, produzindo um barulho de chocalho quando o vento balança os ramos.
No Horto: Existem sete indivíduos.
Nossas exposições estão fechadas ao
público por tempo indeterminado em
virtude do incêndio que destruiu
grande parte de nossas coleções.
Informações: museu@mn.ufrj.br
Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br
Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br
Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br