FÓSSIL DE UM LAGARTO AQUÁTICO
No Brasil, os Mesosauridae foram registrados na Bacia do Paraná em sedimentos datados de 299 a 331 milhões de anos, sendo esse exemplar proveniente de rochas do Estado de São Paulo.

Museu Nacional
 

Pesquisadores dividem a evolução da Terra em grandes períodos de milhões de anos chamados eras. As eras se subdividem em épocas. Esta cronologia tem o nome de Tabela do Tempo Geológico. Começa há 4,5 bilhões de anos, com o Super-íon Pré-cambriano, que durou quase 90% deste tempo. O Homem surgiu há 195 mil anos, na era Cenozóica. Os fósseis encontrados nas bacias sedimentares contam esta história.

Há 400 milhões de anos, no período Devoniano, a América do Sul, a África, a Antártica, a Índia e a Austrália formavam um só continente chamado Gondwana. Ao sul, desenvolveram-se animais invertebrados, os malvinocáfricos. Nos mares quentes do Equador, havia corais e peixes já extintos. Restos deles viraram fósseis e permitem a paleontólogos e geólogos estudá-los. Há muitas teorias sobre esses animais e só uma certeza: a Terra e a vida estão em constante evolução, um processo que pode ser rápido ou lento.