Museu Nacional - UFRJ

Visitação


As exposições, no interior do Palácio de São Cristóvão – Museu Nacional/UFRJ, estão fechadas ao público por tempo indeterminado em virtude das obras de reconstrução/restauração do Museu. No entanto, atualmente contamos com uma exibição temporária: Museu Nacional Vive no Bicentenário.



POLOS MINERAIS

A mostra Recompõe.Mineralogia apresenta 17 acervos de pequeno e grande portes, que estão ocupando o hall de entrada do palácio ( sala do meteorito Bendegó ). Pela primeira vez após o incêndio de 2018, o público pode se aproximar do prédio e observar – de suas portas centrais – um conjunto diverso de minerais resgatados e novos itens recentemente adquiridos com patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Entre os minerais resgatados, há um quartzo que, antes do incêndio, era um exemplar de cor marrom (fumê). O calor do fogo transformou-o em incolor. Outro item disponível para apreciação do público é uma calcedônia. As amostras deste mineral, uma variação criptocristalina do quartzo, também resistiram ao incêndio, mas perderam sua cor original, tornando-se brancas e opacas.

Já dentre os acervos recentemente incorporados à coleção, destaque para dois geodos de ametista com 2,5m de altura, pesando em torno de 500kg cada um. E uma peça composta por duas chapas de ágata com ametista, recentemente doada ao Museu.

Na exposição, que fica em cartaz até o dia 06 de dezembro, o público também tem a oportunidade de rever uma peça icônica do Museu Nacional/UFRJ, o meteorito Bendegó.

Serviços:
 Período:terça a domingo, de 03/09 a 06/12 de 2022
  Horários: 9h às 16h


POLO ESCULTURAS

No Jardim Terraço, que fica em frente ao Paço de São Cristóvão, está instalada uma exposição com oito esculturas em mármore de Carrara, representativas da mitologia grega, que ficavam no topo do palácio. Pela primeira vez na história do Museu, o público pode admirar de perto as obras, que passaram por um minucioso processo de restauração.

O conjunto escultórico do Museu é formado por 30 peças centenárias, que pesam entre 200 e 300 quilos cada uma. A restauração das peças possibilitou ainda a feitura de réplicas, que já estão substituindo as originais no topo da fachada principal do edifício-monumento.

Serviços:
  Período:todos os dias, de 03/09 a 02/11 de 2022
  Horários: 9h às 18h


POLO MEMÓRIA

Fotografias e histórias que registram a trajetória e a relevância do Museu Nacional/UFRJ estão na exposição a céu aberto no Museu Nacional Vive.

Painéis instalados na alameda ao lado do Jardim Terraço destacam momentos marcantes na história da instituição, a relação do público com os acervos, a pujança de suas atividades científicas e o processo de reconstrução do Museu após o incêndio de 2018.

Serviços:
  Período: todos os dias, de 03/09 a 26/02 de 2023
  Horários: 9h às 18h


POLO EDUCATIVO

A Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional/UFRJ promove um conjunto de atividades educativas, como oficinas e exposições de acervos didático-científicos no entorno do Jardim Terraço.

Sempre aos domingos, das 10h às 16h, o conjunto de educadores do Museu estará disponível para mediar visitas às três exposições temporárias.

A comunidade escolar e demais interessados em visitas guiadas podem entrar em contato pelo e-mail agendamento nap@mn.ufrj.br . As visitas agendadas ocorrem de terça a sexta-feira, em três horários: 9h, 10h30min e 14h.



Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

Nossas exposições estão fechadas ao

público por tempo indeterminado em

virtude do incêndio que destruiu

grande parte de nossas coleções.

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br