-->
Data: 1º de setembro de 2024(domingo)
Horário: 10h-17h30min
Local: Quinta da Boa Vista – Alameda das Sapucaias
Horário: 10h às 16h
Além de cores aladas: conhecendo os lepidópteros
Descrição: Através de material expositivo e interação dialógica conheça a biodiversidade brasileira, por meio dos insetos da ordem Lepidoptera, popularmente conhecidos como borboletas e mariposas. Esses pequenos seres são fundamentais para a natureza e a sociedade; e precisam ser preservados.
Aracnídeos: letais ou incompreendidos?
Descrição: Os aracnídeos representam um dos grupos animais mais diversos do mundo. Será que todo aracnídeo é perigoso para o ser humano? Para desmistificar esse conceito, o laboratório de aracnídeos do Museu Nacional criou a oficina “Aracnídeos: letais ou incompreendidos?” que buscará a aproximação da população geral ao mundo dos aracnídeos, permitindo o reconhecimento das espécies de importância médica em contraste com as espécies inofensivas, e remarcando a relevância da conservação destes animais como componentes essenciais do mosaico que chamamos mundo natural.
Arte com Dinossauros
Descrição: Venha conhecer dinossauros e outros animais por meio de modelos e ilustrações de extintos.
Brincando com a Arqueologia
Descrição: A partir de reproduções de materiais resgatados diversos, propomos brincadeiras para estimular a criatividade numa troca de informações sobre o acervo e a importância da preservação do patrimônio histórico e arqueológico brasileiro.
Ciência e arte
Descrição: A atividade, através da demonstração de preparações de espécies, mostra como a arte é torna fundamental para o desenvolvimento de pesquisas científicas em museus de história natural.
COL-DIGI - Digitalizando os acervos do Museu Nacional/UFRJ
Descrição: Conheça o trabalho de digitalização de acervos do Museu Nacional, por meio de materiais biológicos e equipamentos que demonstram como o processo é feito; e aprenda sobre a importância das coleções e da digitalização destas.
Conhecendo as estrelas-do-mar e seus parentes
Descrição: Descubra a importância ecológica e evolutiva dos equinodermos a partir da observação de exemplares secos e de espécimes vivos. Por meio da contemplação de estruturas corporais associadas a suas funções, descobrirão como vivem, como se alimentam, se locomovem e se reproduzem. A atividade envolve observação por meio de microscópios e câmeras digitais.
Conhecendo o Cineclube do Museu Nacional
Descrição:Através de dinâmicas de descoberta e enquetes com diferentes temáticas relacionadas à relação cinema e museu, aprenda sobre esse universo.
Conhecendo as estrelas-do-mar e seus parentes
Descrição: Nesta atividade, serão expostos exemplares vivos e secos de equinodermos. O principal objetivo é despertar a curiosidade e interesse dos visitantes neste grupo de animais tão especiais. A estratégia será relacionar a morfologia (forma) e função peculiares e exclusivas das estrelas-do-mar e seus parentes por intermédio de observação de animais vivos e secos. O público-alvo não está restrito a qualquer faixa etária. A forma participação dependerá do espaço disponível. Se for limitado, será necessária a ordenação do número máximo de pessoas,especialmente para a observação em microscópios e lupas.
Conhecendo os Besouros
Descrição:A mostra tem como objetivo divulgar a importância da ciência para a comunidade. Poderão observar os besouros com suas variações: morfologia, cromática etc. Também serão apresentadas espécies de importância econômica e espécies ameaçadas de extinção.
Conhecendo os ortopteroides: o mundo dos grilos, louva-deus e bichos-pau
Descrição:Nesta atividade, conhecerão os insetos como os grilos, gafanhotos, esperanças, louva-deus e bichos-pau, através de espécimes selecionados da coleção entomológica do Museu Nacional.
Curiosidades sobre a preparação de fósseis
Descrição:A preparação de fósseis é um processo que exige habilidade e paciência. Através de técnicas delicadas, os preparadores revelam detalhes anatômicos de organismos extintos, permitindo reconstruir ecossistemas passados e entender a evolução da vida na Terra. O público poderá conhecer e praticar um pouco das técnicas utilizadas pelos preparadores do Museu Nacional na preparação de fósseis que são utilizados nas pesquisas e exposições.
Descobrindo a diversidade de mamíferos
Descrição:Que animal é esse? E que som será que ele faz? Você conhecerá os mamíferos do Museu Nacional/UFRJ através de esqueletos e animais taxidermizados, preparados pelo setor de Mastozoologia. Além disso, a atividade também mostrará os sons que cada um deles faz na natureza.
Desmistificando os anfíbios e répteis
Descrição:Conheça diversos mitos e aprenda a importância dos anfíbios e répteis para os ecossistemas. Venha aprender e se encantar com a diversidade e a importância desses seres para a natureza
Insetos: do ovo até as asas
Descrição:Os insetos são o grupo de animais mais diversos do mundo, que possuem representantes das mais variadas formas e cores. O objetivo é aproximar o público do incrível mundo dos insetos e contribuir para a desmistificação da visão negativa que a sociedade tem sobre eles. Você poderá observar espécimes vivos e fixados, em especial imaturos dos diferentes grupos de insetos.
Insetos que vivem na água
Descrição:Os visitantes conhecerão parte da diversidade de insetos que utilizam o ambiente aquático em alguma etapa do seu ciclo de vida, aprendendo como o seu desenvolvimento ocorre e quais são as estratégias utilizadas pelos insetos para viverem no ambiente aquático. Teremos caixas entomológicas, aquários contendo alguns representantes vivos e material didático audiovisual e textual.
Jogando com o Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional
Descrição:O "Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional" coordenado pela Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional apresenta dois jogos educativos: "Descobrindo os Insetos" – descubra qual é o inseto a partir de dicas presentes nas cartas. "Um dia de Botânico" - conheça diferentes tipos de folhas, a partir das formas do limbo.
Macrovisões do Micromundo – A vida microscópica, sua diversidade e importância ecológica
Descrição:Os seres vivos microscópicos compreendem a maior parcela da diversidade genética estimada em nosso planeta. Com ênfase nos protistas (organismos eucariontes que não são animais, plantas ou fungos), o projeto consiste em uma ação geradora de conscientização da diversidade microscópica ao nosso redor, discutindo sua relação histórica com a natureza macroscópica e ampliando a compreensão da vida na Terra pela sociedade. Venha conhecer a diversidade de protistas encontrados nos ambientes naturais do município do Rio de Janeiro, inclusive na própria Quinta da Boa Vista.
Matemática e africanidades: vamos jogar?
Descrição:Jogos tradicionais africanos podem ser aplicados como ferramentas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem de matemática. A oficina, através de jogos, contribui para a desconstrução do colonialismo e a multiplicidade de memórias e de cosmovisões albergadas sob a bandeira. Venha descobrir mais!
Memória Nikkei
Descrição:Conheça o processo de formação da Coleção Memória Nikkei e participe de uma atividade interativa de pintura de ideogramas (kanji). O projeto é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos Japoneses.
Mostra de Taxidermia
Descrição:A taxidermia consiste em uma técnica de preservação de espécies, que viabiliza a obtenção de informações relevantes sobre a sua anatomia, fisiologia e sistemática. Venha descobrir como essa técnica é utilizada no Museu Nacional/UFRJ.
Mundo dos Insetos: Uma Jornada Educativa e Interativa
Descrição:A atividade consiste na apresentação das diversas ordens de insetos por meio de caixas entomológicas didáticas, complementadas pelo uso de microscópios para observação detalhada. Além disso, participe da brincadeira intitulada “Quem sou eu?”, que, por meio de perguntas objetivas e com base nas informações recebidas sobre os insetos, você terá que adivinhar qual animal está representado em sua plaquinha.
O Estudo dos Crustáceos no Museu Nacional
Descrição:Descubra a diversidade da coleção de Crustacea do Museu, através de organismos vivos. Você também terá a oportunidade de observá-los com lupa.
O incrível mundo dos pólens
Descrição:A atividade vai te explicar sobre a palinologia e mostrar a diversidade dos grãos de pólen.
Peixes e sua incrível diversidade
Descrição:Através de atividades expositiva e interativas, com exemplares preservados e taxidermizados, aprenda sobre o estudo da diversidade dos peixes.
Quiz interativo da Biblioteca do Museu Nacional
Descrição: Por meio de um jogo de perguntas e respostas descubra as curiosidades sobre o Museu Nacional e suas áreas de atuação. Marcadores de páginas serão distribuídos como brindes para aqueles que acertarem a pergunta.
Tá dando doce!
Descrição: A atividade contará a história da tradição de pegar doces no dia 27 de setembro, que está na memória daqueles que, na infância, ocuparam as ruas para festejar o dia de Cosme e Damião. Também havia no Brasil o culto aos Ibejis, orixás gêmeos trazidos pelo povo iorubá que aqui se encontrava escravizado. Em razão do sincretismo religioso, houve a associação entre os gêmeos Cosme e Damião e os Ibejis e a prática de oferecer doces e brinquedos às crianças neste dia se popularizou. Utilizaremos como recurso peças do acervo etnográfico, painel, um jogo de tabuleiro e a distribuição de doces aos participantes do jogo.
Tem minhoca na praia? E no fundo do mar?
Descrição: Descubra a diversidade de formas e tamanhos das minhocas marinhas (poliquetas), do seu habitat e da sua importância na natureza. O visitante verá minhocas marinhas em amostras de areia e algas marinhas e observá-las vivas em microscópio. O público, também, terá oportunidade de jogar o jogo "Qual é o nome desta minhoca do mar?"
Um Giro pelos Subúrbios
Descrição: Através de um jogo, descubra a potencialidade educativa e criativa dos Subúrbios cariocas. A atividade tem como inspiração as parcerias que os projetos da Coordenação de Extensão do Museu Nacional possuem com diferentes instituições que desenvolvem seus estudos sobre os subúrbios.
Horário: 10h às 16h
INCT PALEOVERT
Descrição: O Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação – INCT/CNPq, se caracteriza por grandes projetos de pesquisa de longo prazo em redes de cooperação científica, envolvendo pesquisadores para o desenvolvimento de projetos de alto impacto científico e de formação de recursos humanos. Na atividade, conhecerá as pesquisas desenvolvidas pelo INCT PALEOVERT, o primeiro INCT destinado ao estudo de vertebrados fósseis, que congrega pesquisadores de 16 instituições brasileiras, com coordenação do Museu Nacional/UFRJ
Quebrando o Gelo - Curiosidades sobre a Antártica
Descrição: A partir da experiência de campo dos pesquisadores do Projeto PALEOANTAR, o público conhecerá como ocorre a coleta de fósseis na Antártica, descobrirá como se deu a deriva continental, com o congelamento da Antártica. Será possível entender o cotidiano dos pesquisadores por meio de ferramentas e vestimentas utilizadas nos trabalhos de campo e verificar alguns fósseis de animais e plantas que povoaram aquele continente há 90 milhões de anos, durante o período Cretáceo.
HORTO BOTÂNICO
O que é um Herbário?
Descrição: venha descobrir o que é um herbário em uma visita pelas dependências do Museu Nacional e pelas coleções do herbário. Também realizaremos jogos e oficinas de montagem de exsicata, manuseio de material botânico e observações de peças do acervo visando o conhecimento técnico científico.
Público-alvo: a partir de 5 anos
Horários: 11h e 14h (duração: 40 minutos)
Ponto de encontro: portão do Horto Botânico – 15 minutos antes da atividade
Quinta da Boa Vista
Entre Museus Acessíveis – uma experiência inclusiva com a Quinta da Boa Vista
Descrição: em uma visita, ao ar livre à Quinta da Boa Vista, explore o conjunto natural, paisagístico e arquitetônico do parque e sua história. A visita consiste em um giro pelo entorno do Paço de São Cristóvão (Museu Nacional), na qual os participantes podem (re)conhecer diferentes espécies de árvores e de aves, bem como as magníficas edificações que compõem o mais belo e popular parque da cidade do Rio.
Horários: 10h30 e 14h30
| duração: 1h15min
Ponto de encontro:Estátua Pedro II (na frente do Jardim Terraço, do Museu Nacional)
Não requer inscrição prévia!
As visitas contarão com intérpretes de Libras.
Campus de Pesquisa e Ensino Museu Nacional
Visitas mediadas à exposição Um Museu de Descobertas
Descrição: a exposição “Um Museu de Descobertas” apresenta várias pesquisas científicas realizadas no Museu Nacional/UFRJ.
Público-alvo: a partir de 4 anos
Ponto de encontro: portão do Horto Botânico – 15 minutos antes da atividade
VISITA 1
Público-alvo: Crianças e familiares.
A visita é destinada ao público infantil de (04 a 10 anos). Será realizada uma visita teatralizada à exposição.
Horários: 10h às 11h30
Total de Público: :até 30 pessoas.
VISITA 2
Público-alvo: Adultos e crianças
Visita com mediação à exposição
Horários: 13h30 às 14h30
Total de Público: :até 30 pessoas.
VISITA 3
Público-alvo: Adultos e crianças
Visita com mediação à exposição
Horários: 15h às 16h
Total de Público: :até 30 pessoas.
Horário: 10h às 16h
IFRJoga
Descrição: Através de jogos de tabuleiro modernos venha se divertir e aprender.
Parceiro: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-Campus Duque de Caxias (IFRJ-Duque de Caxias)
Espaço Geomamas
Descrição: O espaço oferece acolhimento para mães lactantes e atividades para crianças, no âmbito das geociências. A criançada de 03 a 12 anos poderá desenhar, pintar, brincar com massinha, montar quebra-cabeça e interagir no jogo da memória.
Parceiro: ABMGEO/RJ
Mostra Fotográfica "Linha do Tempo da Reconstrução".
Descrição: Através de fotografias, conheça os avanços do processo de reconstrução do Museu Nacional/UFRJ.
Parceiro: Projeto Museu Nacional Vive
10h30min - Unicirco Marcos Frota
11h30min - Teatro infantojuvenil | Pré-estreia de "A Intrépida Revoada de Maçarica e Batuíra" (Instituto Ciência Hoje e Trêstada)
14h - Oficina de Jongo (Quilombo Camorim)
15h30min - Roda de samba com Terreiro de Crioulo
A feira Junta Local serve de ponto de encontro para produtores locais e consumidores que se mobilizam em torno da comida. Trata-se, ao mesmo tempo, de um resgate das feiras de rua, em que o público pode interagir diretamente com os produtores, mas também de um espaço de inovação e experimentação para empreendedores gastronômicos e produtores.
Horário:
10h às 17h
Nossas exposições estão fechadas ao
público por tempo indeterminado em
virtude do incêndio que destruiu
grande parte de nossas coleções.
Informações: museu@mn.ufrj.br
Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br
Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br
Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br