Museu Nacional Live é uma série do Instagram
@museunacional1818 para promover o debate sobre ciência e pesquisa e
também abordar temas que sejam de relevância sobre o futuro da
Instituição.
Abaixo encontram-se os links para as "lives" já ocorridas e,
eventualmente, o convite para àquelas que serão realizadas em breve.
Uma conversa sobre a “Exposição Virtual Doces Santos” com a professora Renata Menezes, Antropóloga do Museu Nacional e Coordenadora do Laboratório do Lúdico e do Sagrado. A exposição apresenta os resultados de uma pesquisa antropológica, desenvolvida desde 2013, sobre a devoção a Cosme e Damião no Rio de Janeiro, um patrimônio imaterial carioca e fluminense. No bate-papo, uma conversa sobre essa grande festa de rua que possui suas dimensões religiosas, mas que também celebra a infância (tanto de quem distribui saquinhos de doce, como de quem os recebe), envolvendo diversas gerações e buscando transmitir valores como a generosidade e o cuidado com a criança.
Uma conversa sobre inclusão , divulgação científica e a importância de ações que incentivem a participação de mulheres no meio científico com a Professora Luciana Witovisk, uma das coordenadoras deste projeto de inclusão de mulheres no meio científico. Criado em 2017, o curso de extensão Meninas com Ciência tem como objetivo incentivar a curiosidade e o pensar científico entre as jovens alunas que participam do projeto, demonstrando que a Ciência no Brasil também é feita por mulheres comuns, que sonham e lutam pela carreira que escolheram.
Durante a Semana Nacional de Museus, a Museu Nacional LIVE apresentou “Resgate de acervos: desafios e conquistas”, com a Professora Claudia Carvalho, coordenadora da equipe de resgate que conversou sobre as dificuldades e desafios do trabalho de resgate, mas também das conquistas alcançadas nesse período. Claudia Carvalho pontuou quais as etapas dessa verdadeira missão, que não termina com a retirada de uma peça do prédio, mas que envolve também a conservação, restauração e divulgação científica.
Já parou para pensar qual a importância dos recifes de coral para a biodiversidade marinha e pra todos nós? Não sabe se os corais são de origem vegetal ou animal? E quais foram os efeitos do derramamento de óleo no litoral do nordeste em 2019? Aproveite este bate-papo com Débora Pires, bióloga, pesquisadora do Museu Nacional/UFRJ por 40 anos, fundadora e coordenadora de Comunicação e Sensibilização do Projeto Coral Vivo.
Além de ter apresentado um panorama sobre a reconstrução do Palácio de São Cristóvão, atingido por um incêndio em 2018, Alexander Kellner, Diretor do Museu Nacional, discutiu os desafios que a Instituição tem enfrentado para dar continuidade às suas atividades dentro de um cenário de afastamento social necessário contra o avanço da COVID-19.
Acompanhe um bate-papo com Juliana Sayão e Maurício Reis sobre a experiência de um trabalho de pesquisa em um ambiente de completo isolamento social e sob condições climáticas adversas. Além de conversar sobre o continente Antártico e a história que ele conta sobre a evolução do nosso planeta, os pesquisadores também puderam apresentar que lições dessa experiência podemos trazer para o nosso dia-a-dia e, em especial, nesse momento em que praticamos um afastamento social por conta do avanço da COVID-19.
Nossas exposições estão fechadas ao
público por tempo indeterminado em
virtude do incêndio que destruiu
grande parte de nossas coleções.
Informações: museu@mn.ufrj.br
Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br
Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br
Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br