Esse é o inventário de uma pequena parte da Coleção Entomológia do Museu Nacional, que foi perdida durante o incêndio de 2 de setembro de 2018.
A Coleção Peryassú teve seus primeiros registros ainda no início do século XX e sua divulgação revela a importância de uma coleção científica histórica. Tal coleção vai nos permitir também retratar a fauna culicidiana coletada por Peryassú ao longo de mais de um século em áreas urbanizadas, e que sofreram diversas alterações antrópicas, do que hoje representa o município do Rio de Janeiro.
Clique aqui para o download do inventário
1) A) Gaveta da Coleção Entomológica do Museu Nacional/UFRJ com os vidros originais da coleção Peryassú; B) Armários compactadores da Coleção Entomológica do Museu Nacional e que foram perdidos no incêndio de 02/09/2018 (Foto pré- incêndio).
2) Antonio Gonçalves Peryassú (de paletó branco) coletando mosquitos. Informações adicionais em http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=585&sid=32
3) Mapa com pontos de coletas de mosquitos culicídeos, incluindo o Aedes aegypti (Linnaeus, 1762), Rio de Janeiro, início do século XX. Projeto coordenado por Antônio Gonçalves Peryassú. Informações adicionais em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02762008000700001
Nossas exposições estão fechadas ao
público por tempo indeterminado em
virtude do incêndio que destruiu
grande parte de nossas coleções.
Informações: museu@mn.ufrj.br
Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br
Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br
Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br