Museu Nacional - UFRJ

206 ANOS DO MUSEU NACIONAL/UFRJ


Data: 9 de junho de 2024 (domingo)
Horário: 10h-17h
Local: Quinta da Boa Vista – Alameda das Sapucaias


A Instituição sou eu

Descrição:Intervenção artística, em que será exposta uma obra de autoria da doutorada de Antropologia Social, Lucilda Cavalcante Lourenço. A obra em questão reflete sobre como relações de poder dentro de renomadas instituições republicanas recaem sobre corpos dissidentes, através dos caminhos traçados pelas obras em si dentro da gramática institucional. A escolha do Museu Nacional para ser um dos suportes da obra é pela sua história, enquanto instituição, que atravessa diferentes regimes de poder, além de hoje ser a casa que comporta a própria pesquisa e a artista enquanto pesquisadora.

Horário: 10h às 16h


Acervo Afroreligioso de Etnologia e Arqueologia: saberes em conexão

Descrição:Por meio de representações de Orixás, suas insígnias, mitos, significados e caraterísticas a partir das religiões Afrodescendentes, descubra os objetos sagrados que fazem parte dos acervos antropológicos, com foco nas coleções de etnologia e arqueologia.

Horário: 10h às 16h


Além de cores aladas: conhecendo os lepidópteros

Descrição:Exposição sobre borboletas e mariposas com intuito de apresentar a diversidade de espécies brasileiras e a importância desse grupo para a Natureza e Sociedade.

Horário: 10h às 16h


Apresentando a Coleção Memória Nikkei

Descrição:O Quer saber como ocorre o processo de formação da Coleção Memória Nikkei? Venha descobrir, de forma lúdica, a cultura e a história da imigração japonesa no Estado do Rio de Janeiro.

Horário: 10h às 16h


Arte com Dinossauros

Descrição:Exposição de arte paleontológica sob forma de imagens e esculturas de organismos extintos.

Horário: 10h às 16h


Bioarqueologia no museu

Descrição:Já ouviu falar da Bioarqueologia? Venha descobrir através de réplicas de ossos humanos, como os do crânio da Luzia. Distribuiremos panfletos com informações e caça-palavras etc.

Horário: 10h às 16h


Cartas para o museu de 2026

Descrição:Venha registrar, por carta ou desenho, os seus desejos para a abertura parcial do Museu Nacional, que ocorrerá em 2026.

Horário: 10h às 16h


Clube de jogos BFK

Descrição:Jogue e aprenda sobre a Biblioteca Francisca Keller.

Horário: 10h às 16h


Conhecendo as estrelas-do-mar e seus parentes

Descrição:Nesta atividade, serão expostos exemplares vivos e secos de equinodermos. O principal objetivo é despertar a curiosidade e interesse dos visitantes neste grupo de animais tão especiais. A estratégia será relacionar a morfologia (forma) e função peculiares e exclusivas das estrelas-do-mar e seus parentes por intermédio de observação de animais vivos e secos. O público-alvo não está restrito a qualquer faixa etária. A forma participação dependerá do espaço disponível. Se for limitado, será necessária a ordenação do número máximo de pessoas,especialmente para a observação em microscópios e lupas.

Horário: 10h às 16h


Conhecendo com o Museu Nacional, os primatas de Itatiaia

Descrição:Venha descobrir como é feito o trabalho no meio da floresta – teremos uma barraca com animais taxidermizados e outros objetos. Na atividade, você descobrirá a importância dos animais para a sobrevivência das florestas.

Horário: 10h às 16h


Conhecendo os besouros

Descrição:Já conhece os besouros? Venha conhecer o seu ciclo de vida e a sua importância ecológica. Além disso, aproveite para apreciar a vasta gama de formas, tamanhos e cores que esses insetos apresentam.

Horário: 10h às 16h


Conhecendo os moluscos

Descrição:Mostra de acervo da coleção didática de moluscos do Museu Nacional, incluindo diversas conchas, fotografias e livros.

Horário: 10h às 16h


Descobrindo a importância das microalgas e cianobactérias

Descrição:De forma lúdica, descubra a diversidade das microalgas e cianobactérias e sua importância, com foco em sua importância ecológica e social. A atividade contará com banner expositivo, observação de amostras de água (com microalgas vivas) sob microscopia ótica; distribuição de material informativo; jogo da memória; pintura com giz de cera e jogo de caça-palavras.

Horário: 10h às 16h


Descobrindo os paleoinvertebrados do Brasil

Descrição:Exposição de inúmeros invertebrados fósseis do Brasil, que serão apresentados ao público pelos estudantes do Laboratório de Paleoinvertebrados. A atividade contará com uma lupa, para melhor observação dos fósseis e com papéis e lápis para que as crianças possam observar os fósseis e desenhá-los. Além disso, a atividade envolverá a "fabricação" de fósseis com a utilização de gesso, para que os participantes possam fazer seus próprios moldes de fósseis com gesso e levar como brinde.

Horário: 10h às 16h


Entre melodias e disfarces: o mundo dos grilos, louva-deus e bichos-pau

Descrição:Descubra esses insetos através de espécies em gavetas entomológicas, lupa e em apresentação de vídeos, em que eles estão estridulando (=cantando). Também teremos espécimes vivos para interação.

Horário: 10h às 16h


Espaços do Museu Nacional/UFRJ: Descoberta e Conhecimento

Descrição:Sabia que o Museu não é só Palácio? Por meio de um jogo de cartões, descubra os espaços físicos que compõem o Museu e as suas respectivas atividades.

Horário: 10h às 16h


Extraterrestre

Descrição:Venha descobrir conosco sobre os extraterrestres!

Horário: 10h às 16h


Ilhas do Rio

Descrição:Venha descobrir sobre a conservação marinha por meio de recursos variados, como a coleção didático-científica do museu, maquete em 3D da Ilha Redonda, jogos educativos e vídeos para chamar a atenção da sociedade para as riquezas encontradas no Monumento Natural das Ilhas Cagarras e Águas do Entorno.

Horário: 10h às 16h


Mergulho nos recifes de coral

Descrição:Vamos conhecer um recife de coral? A atividade envolve a exibição de esqueletos de corais e outros cnidários e banners explicativos, mostrando quem são os principais construtores dos recifes, do que é composto um esqueleto de coral, quem vive no recife, e discutindo a importância desse ecossistema e as principais ameaças que ele vem sofrendo.

Horário: 10h às 16h


INCT PALEOVERT em ação

Descrição:Descubra as pesquisas que estão sendo realizadas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT PALEOVERT, através de banners, espécimes fósseis, réplicas de fósseis, esculturas paleoartísticas, modelos virtuais de fósseis visualizados em computador e lâminas de tecido ósseo observadas no microscópio.

Horário: 10h às 16h


LAPAV: formando paleopalinólogos

Descrição:Descubra as etapas de uma pesquisa em Paleopalinologia, por meio de uma exposição e da observação no microscópio. Ao final, crie seu próprio microfóssil, com massa de modelar.

Horário: 10h às 16h


Meninas com Ciência – o projeto

Descrição:Conheça o projeto Meninas com Ciências através de uma mostra de Pequena mostra de minerais, fósseis e madeiras. A atividade também conta com desenhos para colorir.

Horário: 10h às 16h


Mergulhando no passado

Descrição:Através de atividades lúdicas descubra mais sobre a arqueologia e ciências afins – Oficina de Pintura Rupestre: conheça a pintura rupestre e o trabalho do arqueólogo em campo; Oficina de Zooarqueologia: aprenda a diferenciar a fauna silvestre e histórica escavada em sítios arqueológicos, com a identificação dos ossos e dos animais.

Horário: 10h às 16h


Mostra de Taxidermia

Descrição:Em uma pequena exposição, verão animais taxidermizados que são utilizados para fins expositivos e científico; e aprenderão sobre as técnicas de preservação de vertebrados.

Horário: 10h às 16h


O Museu Nacional na Era Digital através da digitalização e divulgação dos seus acervos

Descrição:Através de um estúdio fotográfico reproduzido e de exemplares de acervos gerias, apresentaremos peças do acervo do museu.

Horário: 10h às 16h


Os Cristais na sua praia

Descrição: Venha observar, na lupa, os minerais presentes na areia de praia. Observação do magnetismo na areia e em minerais. (Caso seja necessário um texto para divulgação podemos elaborar)

Horário: 10h às 16h


O estudo dos crustáceos no Museu Nacional/UFRJ

Descrição: Você sabe o que são crustáceos? Venha aprender sobre a diversidade e importância deste grupo por meio de uma atividade interativa.

Horário: 10h às 16h


O Museu Nacional na era da digitalização e divulgação de seus acervos

Descrição: Através de um estúdio fotográfico reproduzido, venha conhecer itens do acervo do Museu Nacional.

Horário: 10h às 16h


Palinologia

Descrição: Veja, no microscópio, os grãos de pólen e conheça a importância deles na reprodução das plantas e suas aplicações.

Horário: 10h às 16h


Peixes e sua incrível diversidade

Descrição: Venha conhecer a diversidade dos peixes através de atividades expositiva e interativa. Você verá exemplares de peixes preservados e taxidermizados, e descobrirá os princípios de identificação de peixes por meio de sequências de ADN.

Horário: 10h às 16h


Por dentro da flor: atrair, recompensar, frutificar

Descrição: Oficina com flores in natura, modelos tridimensionais e lâminas histológicas, que permitirá conhecer o funcionamento e os mecanismos de atração e recompensa dos polinizadores das flores que levam à frutificação.

Horário: 10h às 16h


Quebrando o Gelo – Curiosidades sobre a Antártica

Descrição: Já imaginou como ocorre a coleta de fósseis na Antártica? Venha descobrir através das experiências de pesquisadores do Projeto PALEOANTAR e de ferramentas, vestimentas e fósseis de animais e plantas que povoaram aquele continente há 90 milhões de anos, durante o período Cretáceo.

Horário: 10h às 16h


Quem sabe, samba! Criando enredos em rede

Descrição: Conheça um pouco mais sobre a história do Carnaval e como as escolas de samba vêm contribuindo efetivamente na construção de novos acervos do Museu Nacional. Os visitantes poderão participar de uma oficina de artes para desenhar e pintar suas ideias de fantasias carnavalescas e criar enredos carnavalescos com roteiro, título, resumo da ideia e improvisação de trechos de samba.

Horário: 10h às 16h


Quiz da Biblioteca do Museu Nacional

Descrição: Por meio de uma brincadeira, de perguntas e respostas, descubra as curiosidades do museu e aprenda sobre a produção científica da instituição. Atividade recomendada para crianças a partir de 7 anos.

Horário: 10h às 16h


Ressignificando o Museu Nacional: o elo entre a sociedade e a preservação da memória

Descrição: A partir de perguntas norteadoras, relacionadas aos afetos e desejos do público com relação ao Museu Nacional, o público construirá mapas afetivos e narrativas relacionadas à instituição bicentenária.

Horário: 13h às 16h


Taxonomia da vida e adaptações morfológicas

Descrição: Por meio de um troca de saberes, descubra a importância dos nomes das espécies (taxonomia) com as adaptações morfológicas de vários organismos.

Horário: 10h às 16h


Um giro pelos subúrbios

Descrição: Tem como objetivo instigar os visitantes a pensarem sobre as histórias de seus próprios bairros, seus aspectos culturais, sociais e políticos, destacando a importância de cada um desses espaços para uma história plural e não hegemônica. Teremos jogo de adivinhação sobre os diversos bairros das zonas norte e oeste da cidade do Rio, no qual serão utilizados cards com imagens antigas e atuais em diferentes temporalidades. Dessa forma, o público poderá conhecer um pouco mais sobre os subúrbios cariocas, à medida que contribuem também com suas próprias

Horário: 10h às 16h


Voos da imaginação: insetos no folclore

Descrição: Sabia que há insetos no folclore? Venha descobrir quem são eles através de histórias do folclore.

Horário: 10h às 16h

Visita Educativa – Conhecendo o Museu e a Quinta

Descrição: Visita educativa ao ar livre que convida o público a explorar o conjunto natural, paisagístico e arquitetônico da Quinta da Boa Vista e sua história. A visita consiste em um giro pelo entorno do Palácio de São Cristóvão (Museu Nacional), na qual os participantes podem (re)conhecer diferentes espécies de árvores e de aves, bem como as magníficas dificações que compõem o mais belo e popular parque da cidade do Rio.

Realização:Projeto Museus, Escolas e Território: educação museal e popularização da ciência para transformação social (Apoio CNPq)

Público-alvo:
A partir de 8 anos de idade (Atenção: máximo de 30 pessoas – ordem de chegada)

Horário:
  10h e 14h (duração: 60 minutos)

Ponto de encontro:
Estátua de D. Pedro II

Herbário: o que é isso? + Visita guiada no lab COLBIO

Descrição:
Descubra o que é um herbário através de uma visita mediada as suas coleções. Além disso, ofereceremos jogos, oficinas de montagem de exsicata, manuseio de material botânico e observações de peças do acervo, visando o conhecimento técnico científico. Conheça o laboratório de digitalização de acervos do Museu Nacional/UFRJ. Na visita também teremos brincadeiras como jogo da memória, com as imagens do acervo.

Público-alvo:
a partir de 5 anos

Horários:
   11h e 14h (duração: 40 minutos)

Inscrição prévia:

Ponto de encontro:
Portão do Horto Botânico

IFRJoga

Descrição: Através de jogos de tabuleiro modernos venha se divertir e aprender.

Parceiro: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-Campus Duque de Caxias (IFRJ-Duque de Caxias)

Horário:
   10h às 16h


Espaço Geomamas

Descrição: O espaço oferece acolhimento para mães lactantes e atividades para crianças, no âmbito das geociências. A criançada de 03 a 12 anos poderá desenhar, pintar, brincar com massinha, montar quebra-cabeça e interagir no jogo da memória.

Parceiro: ABMGEO/RJ

Horário:
   10h às 16h


Estamos Grávidos

Descrição: Todos estão convidados a embarcar em uma gravidez e acompanhar o desenvolvimento do feto ao longo dos meses, e descobrir detalhes do seu corpo por dentro!

Parceiro: Museu da Vida Fiocruz

Horário:
   10h às 16h


Cuidado com insetos

Descrição: Venha conhecer o ciclo de vida do mosquito AEDES e do percevejo BARBEIRO transmissores de doenças como Dengue, Zika e Chikungunha (Aedes) e Doença de Chagas (barbeiros).

Parceiro: Museu da Vida/FIOCRUZ

Horário:
   10h às 16h


Reciclotron

Descrição: Reciclotron é uma Startup de impacto socioambiental que realiza a coleta de resíduos eletrônicos, buscando difundir a cultura da sustentabilidade que estabelece um ecossistema, para o consumo consciente e a inclusão digital.

Parceiro: Reciclotron – UFF

Horário:
   10h às 16h

  10h15min - Batuque reciclado - quilombo Sobara

  11h30min - Unicirco Marcos Frota

  13h - Cordão da Tia Juca e Quadrilha Rastapé nas Alturas

  15h30min - Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC)

A feira Junta Local serve de ponto de encontro para produtores locais e consumidores que se mobilizam em torno da comida. Trata-se, ao mesmo tempo, de um resgate das feiras de rua, em que o público pode interagir diretamente com os produtores, mas também de um espaço de inovação e experimentação para empreendedores gastronômicos e produtores.

Horário:
   10h às 17h




folder do Festival Museu Nacional Vive de 2023








Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

Nossas exposições estão fechadas ao

público por tempo indeterminado em

virtude do incêndio que destruiu

grande parte de nossas coleções.

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima