Banner

InícioContribuição à Botânica
Frases e Versos de Luiz Emygdio Homenagens a Luiz Emygdio Atuações Paisagísticas
Publicações Amigo Ilustre
Biografia Cronológica Bibliografia Consultada


HOMENAGEM A LUIZ EMYGDIO

Luiz Emygdio de Mello Filho nasceu em 31 de outubro de 1913 no município de Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Ainda menino sua família muda-se para a cidade do Rio de Janeiro onde estudou na Escola Primária Epitácio Pessoa, localizada no bairro do Andaraí e, mais tarde, no colégio Pedro II.


Formou-se em quatro cursos diferentes, em Medicina (1939), Bacharelado em História Natural (1940), Licenciatura em História Natural (1941) e Farmácia (1953).


Tornou-se Livre-docente de botânica e doutor em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade do Brasil (1954), doutor em Ciências (Biociências Nucleares) na Universidade do Estado da Guanabara (1961) e, nesta mesma instituição, passou a ser Professor Catedrático de Botânica (1965).

 
Homenagem a Luiz Emygdio Homenagem a Luiz Emygdio

Capa e primeira página de sua tese (1965) 


No Museu Nacional iniciou sua carreira como naturalista interino (1941) e depois passou a naturalista (1944). Foi chefe da Divisão de Botânica por três vezes (1942- 1948; 1956; 1958-1961) e esteve na direção do Museu Nacional em três ocasiões, como Diretor Substituto (1947-1951), “Pro Tempore”(1971-1972) e Diretor (1976-1980). Foi pesquisador e professor aposentando-se como Professor Titular, nesta ocasião (1984), foi agraciado, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o título de Professor Emérito.


Criou e foi o primeiro Diretor do Instituto de Biologia atuando como Professor Titular de Botânica.

Foi atuante na vida pública da cidade do Rio de Janeiro, principalmente quando exerceu o cargo de Diretor da Secretaria de Parques e Jardins. Criticava o comércio de alimentos nas praças, o pisoteio da grama na Quinta da Boa Vista, ressaltava a necessidade de utilizar espécies nativas como ornamentais, defendia a ideia de colocar toda fiação de rua subterrâneamente, preocupava-se com o reflorestamento das encostas e a educação do povo a fim de evitar as queimadas nos morros.


        Quinta da Boa Vista

                        Quinta da Boa Vista 

 

 

 

        Seminário de Reforma Agrária e Direito Ambiental na Sociedade Nacional de Agricultura (SNA)

Seminário de Reforma Agrária e Direito Ambiental na Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), em 1990. Da esquerda para a direita: Professor Alberto Ballarin Marcial; Vice-Presidente da SNA na época, Gilberto Conforto; Ex-Ministro do trabalho e Agricultura da Colômbia, Otto Morales Benitez; Presidente da SNA na época, Octavio Mello Alvarenga; jus-agrarista espanhol Juan José Sanz Jarque e o diretor da SNA na época, Luiz Emygdio de Mello Filho. Essa foto foi retirada da Revista A Lavoura nº 679, que foi uma edição comemorativa dos 113 anos da SNA, em agosto de 2010.

 

 

                                     Comemoração de natal de 1988

Da esquerda para a direita: alunas, Profa. Léa de Jesus Neves, Luiz Emygdio de Mello Filho e Paula Parreiras Horta Laclette. Comemoração de natal de 1988.

 

                                    CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CURRÍCULO LATES DE LUÍZ EMYGDIO

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 









Patrocínio: