Linhas de Pesquisa

• Biologia Reprodutiva das Angiospermas

Abrange estudos sobre biologia floral, mecanismos de polinização, sistemas reprodutivos e fenologia, visando conhecer melhor as relações plantas/animais, bem como subsidiar ações de manejo de recursos naturais.

PROJETOS

Biologia floral e reprodutiva das Angiospermas, com ênfase em relações planta-animal – Dra. Heloisa Alves de Lima Carvalho, Dra. Lygia Dolores Ribeiro de Santiago Fernandes e Dra. Vânia Gonçalves Lourenço Esteves

Abrange estudos sobre biologia floral, mecanismos de polinização, sistemas reprodutivos e fenologia de angiospermas, visando conhecer melhor as relações plantas/animais, bem como subsidiar ações de manejo de recursos naturais.

Biologia floral e reprodução de angiospermas da Mata Atlântica – Dra. Tânia Wendt

Estuda a biologia floral e sistemas reprodutivos de espécies da Mata Atlântica visando subsidiar a taxonomia e ações de manejo e conservação das espécies e áreas estudadas.

• Comunidades Vegetais: Ecologia, Fitogeografia e Conservação

Abrange estudos fitossociológicos e fitogeográficos bem como estudos de interação entre espécies de remanescentes de vegetação nativa em ecossistemas brasileiros, buscando subsidiar ações de conservação e manejo de recursos naturais.

PROJETOS

Estudos da vegetação de restingas, com ênfase na região Sudeste – Dra. Dorothy Sue Dunn de Araújo, Dra. Andrea Ferreira da Costa e Dra. Lana da Silva Sylvestre

Estuda a estrutura e dinâmica da vegetação das restingas, caracterizando as diferentes comunidades e fornecendo subsídios para manejo e conservação.

Estudos da vegetação insular e montana, com ênfase na região Sudeste – Dr. Ruy José Válka Alves e Dra. Mariângela Menezes

Estuda a estrutura e a dinâmica de remanescentes de vegetação insular e montana, fornecendo subsídios para a recuperação de áreas degradadas.

• Morfologia de Embriófitos

Abrange estudos anatômicos dos eixos vegetativo e reprodutivo, bem como estudos palinológicos, visando caracterizar espécies e grupos taxonômicos, conhecer aspectos funcionais além de subsidiar análises taxonômicas e filogenéticas.

Anatomia dos órgãos vegetativos – Dr. Ricardo Cardoso Vieira

Estuda a morfologia e anatomia dos órgãos vegetativos das angiospermas, fornecendo subsídios à taxonomia e à interpretação das influências ambientais.

Estrutura e desenvolvimento do eixo reprodutivo das Embriófitas – Dra. Lygia Dolores Ribeiro de Santiago-Fernandes, Dra. Heloisa Alves de Lima Carvalho e Dr. Ricardo Cardoso Vieira

Estuda a anatomia e desenvolvimento florais, a fecundação, o desenvolvimento do embrião, da semente e do fruto.

Palinologia e palinotaxonomia – Dra. Vânia Gonçalves-Esteves e Dra. Claudia Barbieri Ferreira Mendonça

Estuda os grãos de pólens e esporos, visando reconhecer tipos polínicos, que poderão subsidiar as várias aplicações da palinologia bem como a taxonomia dos grupos.

• Taxonomia e Ecologia de Criptógamos

Abrange estudos sobre algas (ambientes continentais e marinhos), briófitas e pteridófitas, abordando aspectos taxonômicos e florísticos, bem como a estrutura e dinâmica das comunidades onde ocorrem.

PROJETOS

Comunidades Fitobentônicas do litoral brasileiro, com ênfase na Região Sudeste: levantamento florístico, flora, ecologia e biologia de macroalgas marinhas – Dra. Márcia Figueiredo, Dra. Maria Beatriz Barbosa de Barros Barreto e Dra. Maria Tereza Menezes de Széchy

Estuda as comunidades de costões rochosos do litoral brasileiro, com ênfase na região sudeste, onde as macroalgas são dominantes, através de diferentes abordagens, enfocando questões taxonômicas, caracterização de populações de espécies de interesse ecológico e de estrutura de comunidades de diferentes ambientes.

Ecologia do Fitoplâncton de lagos naturais e rios – Dra. Lúcia Helena Sampaio da Silva e Dra. Vera Lúcia de Moraes Huszar

Estuda as associações fitoplanctônicas em ambientes lóticos e lênticos naturais continentais através de análises de composição florística e biomassa das comunidades, buscando conhecer suas estratégias adaptativas, suas distribuições espaciais e temporais, bem como os fatores que regulam as associações dominantes.

Ecologia do Fitoplâncton de reservatórios –  Dra. Lúcia Helena Sampaio da Silva, Dra. Vera Lúcia de Moraes Huszar e Dra. Mariângela Menezes

O projeto visa conhecer a dinâmica espacial e temporal do fitoplâncton de reservatórios a partir da análise de sua flutuação em decorrência das características climatológicas e geológicas da região, morfometria, ciclo hidrológico, tempo de residência da água, altura da tomada de água, bem como diferentes variáveis físicas e químicas da água. Além disso, a herbivoria pelo zooplâncton e peixes e a competição entre as espécies fitoplanctônicas são aspectos também importantes para o entendimento da dinâmica do fitoplâncton nesses ambientes.

Microalgas epicontinentais, costeiras e marinhas brasileiras, com ênfase na Região Sudeste – Dra. Mariângela Menezes e Dra. Vera Lucia de Moraes Huszar

Estuda a flora, a taxonomia bem como aspectos evolutivos, filogenéticos e biogeográficos de microalgas epicontinentais, costeiras e marinhas no Brasil reunindo diferentes técnicas de análises morfológicas, químicas, toxicológicas e de biologia molecular, gerando subsídios ao conhecimento, conservacionismo e gerenciamento dos recursos naturais no País.

Taxonomia e ecologia de samambaias e licófitas neotropicais – Dra. Lana da Silva Sylvestre

Promove o estudo taxonômico de diferentes grupos de samambaias e licófitas neotropicais através do estabelecimento de chaves, descrições e ilustrações dos táxons, bem como de suas relações filogenéticas. Desenvolve levantamentos florísticos das samambaias e licófitas ocorrentes em diferentes áreas ou ecossistemas, especialmente no estado do Rio de janeiro, permitindo análises fitogeográficas e conservacionistas.

• Taxonomia e Florística de Angiospermas

Abrange estudos taxonômicos e floristicos de angiospermas brasileiras, bem como estudos sobre marcadores quimiossistemáticos de grupos vegetais, visando a melhor compreensão da biodiversidade do país.

PROJETOS

Estudos etnobotânicos em comunidades rurais e indígenas brasileiras – Dra. Luci de Senna-Valle e Dra. Cássia Mônica Sakuragui

Abrange estudos sobre a identificação, usos e aplicações de plantas de conhecimento tradicional de comunidades rurais e indígenas, bem como aspectos fitoquímicos relacionados com a validação do uso das referidas plantas.

Estudos florísticos em ecossistemas brasileiros, com ênfase na Região Sudeste – Dr. Jorge Fontella Pereira, Dra. Andrea Ferreira da Costa, Dra. Rosana Conrado Lopes, Dra. Luci de Senna-Valle, Dr. Marcelo Trovó Lopes de Oliveira, Dr. Pablo José Francisco Pena Rodrigues e Dra. Dorothy Sue Dunn de Araujo

Estuda a flora de distintos ecossistemas, através de inventários florísticos, produzindo floras regionais.

Estudos taxonômicos e sistemáticos em Angiospermas Basais e Monocotiledôneas – Dra. Andrea Ferreira da Costa, Dra. Tânia Wendt, Dra. Cassia  Mônica Sakuragui, Dr. Marcelo Trovó Lopes de Oliveira, Dr. Ruy José Vàlka Alves, Dra. Rosana Conrado Lopes

Estuda a variabilidade morfológica de espécies nas famílias de monocotiledôneas, visando propor uma organização genérica mais natural, solucionar problemas de delimitação de complexos de espécies além de produzir revisões taxonômicas e floras regionais.

Estudos taxonômicos e sistemáticos em Asterídeas – Dr. Jorge Fontella Pereira, Dra. Tatiana Ungaretti Paleo Konno, Dra. Luci de Senna Valle e Dr. Ruy José Válka Alves

Estuda a taxonomia e sistemática de Asterídeas a fim de detectar e solucionar problemas taxonômicos, propor relações filogenéticas e produzir floras regionais.

Estudos taxonômicos e sistemáticos em Rosídeas – Dra. Luci de Senna-Valle, Dr. José Fernando Andrade Baumgratz, Dra. Cassia Mônica Sakuragui, Dra. Andrea Ferreira da Costa e Dr. Ruy José Válka Alves

Estuda a taxonomia e a sistemática de Rosídeas brasileiras através de análises morfológicas e filogenéticas assim como de levantamentos, produzindo revisões taxonômicas, chaves de identificação, dados sobre os padrões de distribuição dos táxons e hipóteses de relações de parentesco.

Sistemática de plantas vasculares de ecossistemas aquáticos continentais do Brasil – Dra. Cláudia Petean Bove, Dra. Vânia Gonçalves Lourenço Esteves e Dra. Claudia Barbieri Ferreira Mendonça

O projeto visa estudar a sistemática de plantas hidrófilas vasculares, compreendendo levantamentos florísticos, estudos morfológicos, análises filogenéticas e fornecendo revisões taxonômicas, chaves de identificação e padrões de distribuição geográfica.

• Coleções Biológicas

Tem como objetivo o tratamento curatorial e formação de recursos humanos no manejo de coleções biológicas através das atividades de restauração, informatização e diagnóstico do acervo.

PROJETO

O Herbário do Museu Nacional: 180 anos de história e ciência – Dra. Andrea Ferreira da Costa, Dr. Ruy José Válka Alves, Dra. Luci de Senna Valle, Dra. Mariângela Menezes, Dra. Claudia Petean Bove, Dr. Jorge Fontella Pereira, Dra. Lana da Silva Sylvestre

Tem como objetivo a restauração, informatização, disponibilização e diagnóstico das coleções do Herbário do Museu Nacional, um dos mais antigos e importantes da América Latina. O herbário é membro do INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil e participante do SiB-Br (Sistema sobre Biodiversidade Brasileira, MCTI). Além das atividades curatoriais o projeto tem formado alunos em nível de graduação. O projeto tem auxílio da FAPERJ e do CNPq.