Novidades

Disponibilizamos dois cadernos do Fundo Imperatriz Leopoldina, acessível na guia Documentos. A digitalização foi possível graças ao trabalho conjunto da Seção de Memória e Arquivo (SEMEAR), do Laboratório de Conservação e Restauração (LCCR) e da Biblioteca do Museu Nacional.
A disponibilização das edições da Revista Nacional de Educação também continua. Já estão nos ar todas as edições até o número 15 (1933), em texto completo.

Bem vindo à página da Biblioteca Digital do Museu Nacional, UFRJ.

Esta página é fruto do projeto "Implantação do laboratório de digitalização, edição e disponibilização em meio eletrônico de In-Fólios e Obras Raras do Museu Nacional/UFRJ", coordenado pelo Prof. Dr. Sergio Azevedo e financiado pela FINEP (Nº 3111/04), com apoio da Fundação José Bonifácio, entre os anos de 2004 à 2010.

O objetivo da Biblioteca Digital é digitalizar e disponibilizar via internet o acervo de obras raras da Biblioteca do Museu Nacional, UFRJ, e também as publicações editadas pelo Museu Nacional. Essas coleções formam um patrimônio de referência indiscutível nas áreas de ciências naturais e antropológicas.

A reprodução em meio digital do primeiro volume dos Arquivos do Museu Nacional, publicado em 1876, foi o ponto de partida para a difusão do conteúdo do acervo raro para a comunidade científica e para o público em geral.

Os arquivos podem ser baixados através desta página e suas versões em altíssima resolução estão disponíveis para acesso em terminais da Biblioteca do Museu Nacional, UFRJ.

As informações acerca das obras são apresentadas na forma de Metadados utilizando o padrão Dublin Core com pequenas modificações. Acesse a página de dúvidas frequentes para saber mais sobre esses e outros assuntos relacionados.