Museu Nacional - UFRJ

APRESENTAÇÃO

NOTA DO DEPARTAMENTO DE ENTOMOLOGIA

OFFICIAL ANNOUNCEMENT DEPARTAMENT OF ENTOMOLOGY


O Departamento de Entomologia do Museu Nacional teve a sua origem em 1842, em princípio como um dos setores da antiga Seção de Zoologia, tendo em 1916 adquirido o status de Laboratório de Entomologia Geral e Agrícola. A partir de 1971, já no âmbito da UFRJ, passou a ser reconhecido como um departamento distinto. Atuando na pesquisa, ensino e extensão, suas principais missões relacionam-se a manutenção, preservação e estudo da Coleção Entomológica do Museu Nacional, uma das maiores e mais representativas da América Latina, onde cerca de doze milhões de exemplares ou lotes estavam depositados, antes do incêndio de 2 de setembro de 2019. No Departamento, diversas linhas de pesquisa envolvendo insetos vêm sendo desenvolvidas, com enfoque na sistemática, morfologia, biologia, ecologia, biodiversidade e história natural.
Atualmente, o Departamento de Entomologia conta com onze docentes, quatro técnicos e dezenas de estudantes e estagiários dos mais variados níveis, desde iniciação científica a pós-doutorado, os quais desenvolvem pesquisas em diferentes grupos de insetos. Os docentes atuam principalmente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas-Zoologia do Museu Nacional/UFRJ, onde ministram disciplinas e orientam alunos de Mestrado e Doutorado, além de participarem de outros programas e cursos regulares em diversas partes do Brasil.
As atividades de pesquisa desenvolvidas no Departamento de Entomologia têm resultado em um considerável número de artigos científicos, divulgados em periódicos nacionais e internacionais qualificados, em comunicações em congressos, simpósios e palestras. Seus docentes e técnicos estão fortemente comprometidos com a identificação de material entomológico, a composição de corpos editoriais de revistas científicas, a emissão de pareceres para órgãos de fomento, assim como a apreciação de manuscritos para revistas científicas como consultores ad hoc.
 

 

Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

Nossas exposições estão fechadas ao

público por tempo indeterminado em

virtude do incêndio que destruiu

grande parte de nossas coleções.

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima