Museu Nacional - UFRJ

Dinossauro Carnívoro - Angaturama limai

Imagem - Dinossauro Carnívoro - Angaturama limai
Imagem - Dinossauro Carnívoro - Angaturama limai

Angaturama limai

Descrição:

Até a presente data, o número de dinossauros conhecidos no Brasil é pequeno, com menos de 20 espécies propostas formalmente. Dentre estas está Angaturama limai, descrito em 1996 com base na parte anterior de um crânio. O nome do gênero (Angaturama) é derivado da língua Tupi e significa nobre, enquanto que a espécie homenageia o falecido pesquisador Murilo Rodolfo de Lima, importante paleontólogo brasileiro. Outros exemplares atribuídos a esse dinossauro foram encontrados, de tal modo que hoje temos uma boa noção do esqueleto dessa espécie.
Angaturama limai pertence ao grupo dos espinossauros, que são formas carnívoras caracterizadas por grande vela nas costas (formada pela extensão das vértebras dorsais) e pela posição das narinas na região média da cabeça e não na ponta do focinho, como na maioria dos dinossauros. Além disso, Angaturama e os demais espinossaurídeos possuem um crânio muito longo e uma dentição semelhante a dos crocodilomorfos modernos. Estas características levaram os paleontólogos a levantar a hipótese de que estes dinossauros deveriam viver muito tempo dentro da água a procura de alimentos, sobretudo peixes.
Além disso, um achado surpreendente revelou que Angaturama limai também podia se alimentar esporadicamente de pterossauros: uma vértebra perfurada por um dente típico dos espinossaurídeos.
Os parentes mais próximos de Angaturama limai são encontrados no Maranhão e na África. Isto demonstra mais um aspecto interessante da paleontologia: há milhões de anos existia uma fauna comum entre o nordeste do Brasil e o norte da África. Tal fato é mais uma comprovação de que num passado longínquo a América do Sul e a África formavam uma única massa continental que se dividiu, formando os dois continentes que se afastaram até atingirem a configuração atual.
O esqueleto de Angaturama limai em exposição é o primeiro dinossauro carnívoro brasileiro de grande porte a ser montado no país.

« Voltar | Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

Nossas exposições estão fechadas ao

público por tempo indeterminado em

virtude do incêndio que destruiu

grande parte de nossas coleções.

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br