Museu Nacional - UFRJ

Exposições

Nossas exposições no Palácio de São Cristóvão estão fechadas ao público por tempo indeterminado em virtude do incêndio que destruiu grande parte de nossas coleções. No entanto, atualmente contamos com duas exibições temporárias:

“Quando Nem Tudo Era Gelo – Novas Descobertas no Continente Antártico” narra a rotina e as descobertas de pesquisadores brasileiros na Antártida e ocorre no prédio que foi a primeira sede do Museu Nacional, hoje Museu Casa da Moeda do Brasil.

Já a outra exposição reflete o trabalho diário árduo da equipe de resgate no palácio imperial. “Museu Nacional Vive – Arqueologia do Resgate” conta com mais de 100 peças que sobreviveram ao incêndio de 2018 e é localizada no Centro Cultural Banco do Brasil.


Abaixo é possível visualizar parte do acervo do Museu Nacional/UFRJ, dividido em 6 seções:

De acordo com a Constituição Brasileira e a Lei N° 9610 de 19 de fevereiro de 2008, informamos que é terminantemente proibido o uso das imagens aqui veiculadas para fins comerciais sem prévia autorização.


Antropologia Biológica
Antropologia Biológica
Arqueologia
Arqueologia
Etnologia
Etnologia
Geologia
Geologia
Paleontologia
Paleontologia
Zoologia
Zoologia

O acervo Museu Nacional/UFRJ conta com mais de 20 milhões de itens e abrange áreas da ciência como Zoologia, Arqueologia, Etnologia, Geologia, Paleontologia e Antropologia Biológica. Desde sua fundação, em 1818, pelo rei Dom João VI, é também centro de pesquisa, vocação que se acentuou a partir de 1946, ao ser incorporado à Universidade do Brasil (atual UFRJ).

As exposições do Museu Nacional estão organizadas em seções: Evolução da Vida (a história da Terra e dos primeiros seres que a povoaram), Nos Passos da Humanidade (a evolução do Homem), Culturas Mediterrâneas (arte e artefatos greco-romanos), Egito Antigo, Arqueologia Pré-colombiana (arte e artefatos dos povos que habitavam as Américas), Arqueologia Brasileira (onde se destaca Luzia, o esqueleto mais antigo das Américas), Etnologia Indígena Brasileira (a diversidade, a arte e o engenho dos índios brasileiros) e Culturas do Pacífico, além das diversas seções dedicadas à Zoologia.

Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

Nossas exposições estão fechadas ao

público por tempo indeterminado em

virtude do incêndio que destruiu

grande parte de nossas coleções.

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Direção: falecomdiretor@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br