Museu Nacional - UFRJ

Kumbukumbu: África, memória e patrimônio

A África é um continente que abarca 30 milhões de quilômetros quadrados distribuídos em 54 países e nove territórios, com mais de um bilhão de pessoas falando cerca de mil línguas diferentes. O continente tem riquezas incalculáveis em diamantes, petróleo e diversos minérios cuja exploração contribui para os maiores contrastes econômicos e sociais do mundo.

Desde a antiguidade, a África integrou as mais longas e importantes rotas comerciais e, através delas, entrou em contato com povos e culturas distantes. No século VII as caravanas árabes trouxeram o Islã para o norte da África; no século XV os cristãos chegaram à costa atlântica e, a partir do final do XVII, o crescimento do comércio atlântico de escravos levou à maior migração forçada da história moderna. A expansão colonial europeia sobre a África nos séculos XIX-XX rompeu a dinâmica histórica africana e estabeleceu novos padrões políticos e econômicos sustentados pela força militar, pelas alianças com elites africanas e pela implantação de padrões europeus de vida moderna. Em meados do século XX, os vitoriosos movimentos de independência começaram a mudar esse panorama.

As coleções que formam a Exposição Kumbukumbu do Museu Nacional apresentam diversos objetos adquiridos por meio de doações, compras e permutas. Muitos foram obtidos em períodos dramáticos da história da África e evidenciam o protagonismo de africanos, brasileiros e europeus, ao longo dos séculos XIX e XX, nas relações diplomáticas, escravidão, conflitos coloniais, projetos civilizatórios e estudos científicos. São objetos trazidos de diferentes partes do continente entre 1810 e 1940, acrescidos de outros que pertenceram ou foram produzidos por africanos ou seus descendentes no Brasil entre 1880 e 1950. Além da beleza e do significado antropológico das peças, a coleção tem importância histórica por ter um dos acervos africanos mais antigos no Brasil. Apresentamos aqui algumas dessas peças.

Livro Kumbukumbu: África, Memória e Patrimônio. Acesse aqui!

« Voltar | Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

As exposições do Museu

estão abertas todos os dias.

Clique abaixo para detalhes do horário.

(Ver horários)

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Sugestões: museu.virtual@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br