Início Setor de Paleovertebrados Coleção

Coleção

A Coleção de Paleovertebrados do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional/UFRJ abriga cerca de 10.000 espécimens organizados em mais de 7.000 números de coleção. Sua principal importância decorre da abrangência geográfica de seus exemplares e por possuir materiais de reconhecido valor histórico, coletados em tempos bastante remotos. O acesso à coleção deve ser requerido formalmente aos curadores.

Informatização e reorganização da coleção

A partir de 1994 teve início um processo de organização e informatização da Coleção de Paleovertebrados. Concomitante a esse trabalho, elaborou-se um catálogo referente aos vertebrados fósseis, que, através de um minucioso levantamento bibliográfico, resultou no primeiro catálogo de peças tipos e figuradas da Coleção de Paleovertebrados do Museu Nacional em agosto de 1997 (dispnível em PDF).

Atualmente a coleção passa por um novo processo de reorganização e informatização, com a criação de um catálogo virtual. Para tanto, foi criado o Laboratório de Gerenciamento da Coleção de Paleovertebrados, que, além de gerenciar esse processo, também oferece espaço com bancadas e lupas, onde são atendidas todas as solicitações de visita à coleção.

Política de empréstimo de materiais da coleção

De acordo com decisão do Corpo Deliberativo do Departamento de Geologia e Paleontologia, os exemplares tipos da Coleção não se encontram disponíveis para empréstimo, podendo ser consultados nas dependências do Setor, mediante solicitação aos curadores da Coleção. Os demais exemplares terão solicitação analisada pelo Departamento.

Permuta de réplicas

Réplicas de alguns fósseis da Coleção de Paleovertebrados estão disponíveis para permuta mediante solicitação.

Curadores da coleção Contatos