Português English
Início PPGEO Seleção

Seleção Turma 2020

Para informações detalhadas, baixe o edital completo (em PDF) no link ao lado.

Edital 2020 Baixe em PDF

Ficha de inscriçãoBaixe em DOCX

Calendário - Seleção Turma 2020

Período de Inscrição 09 a 13/12/2019
Homologação dos candidatos aptos ao processo de seleção 18/12/2019 (2ª feira)
Prova Escrita de Inglês 03/02/2020 (2ª feira)
Resultado da Prova Escrita de Inglês 04/02/2020 (3ª feira)
Revisão da Prova Escrita de Inglês 04/02/2020 (3ª feira)
Divulgação dos horários da Defesa do Projeto de Dissertação 04/02/2020 (3ª feira)
Defesa do Projeto de Dissertação 04 e 05/02/2020 (3ª e 4ª feira)
Análise do Currículo Vitae 05/02/2020 (4ª feira)
Lista dos candidatos aptos a continuar no processo seletivo 05/02/2020 (4ª feira)
Resultado da Análise do Currículo Vitae 06/02/2020 (5ª feira)
Prova Escrita de Conteúdo 06/02/2020 (5ª feira)
Revisão da Análise do Currículo Vitae 07/02/2020 (6ª feira)
Resultado da Prova Escrita de Conteúdo 07/02/2020 (6ª feira)
Revisão da Prova Escrita de Conteúdo 07/02/2020 (6ª feira)
Resultado final 07/02/2020 (6ª feira)

OBS: As notas das provas serão divulgadas no quadro de avisos do PPGEO.

Documentos necessários

  • Formulário de inscrição devidamente preenchido (baixe aqui).
  • Cópia autenticada do diploma de graduação na área do conhecimento ou área correlata ou declaração de conclusão de curso fornecida por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC (a autenticação pode ser feita pelo coordenador ou secretário do curso, mediante apresentação do documento original). Candidatos que estejam na iminência de se formar poderão fazer a seleção apresentando a declaração de previsão de conclusão de curso até o final de 2018, mas sua matrícula no curso estará condicionada à entrega da declaração de conclusão de curso fornecida por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC;
  • Histórico escolar do curso de graduação;
  • Curriculum vitae documentado (veja modelo no Anexo II do edital);
  • Cópia da identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do Título de eleitor;
  • Cópia do Certificado de reservista (quando se aplicar);
  • Cinco (5) cópias do Projeto de Dissertação (veja item3.4.1 do edital);
  • Declaração de aceite de orientação (veja modelo no Anexo III do edital).

NOTA: O formulário de inscrição pode ser baixado pelo link acima ou solicitado pelo e-mail ppgeo@mn.ufrj.br ou diretamente na secretaria do curso, no momento da inscrição.

Etapas

A seleção dos candidatos ao PPGEO terá quatro etapas:

  • Primeira etapa eliminatória (03/02/2020 às 10h): Prova escrita de Inglês. O local onde será aplicada a prova será no Horto Botânico do Museu Nacional. A salada prova será indicada, na data da mesma, no quadro de avisos do Prédio de Ensino do Horto Botânico e na secretaria do PPGeo.
  • Segunda etapa eliminatória (04 e 05/02/2020): Defesa do projeto de Dissertação (com a presença apenas dos membros da comissão de seleção e do candidato).
  • Terceira etapa classificatória (06/02/2020 às 10h): Prova de Conteúdo das áreas de Patrimônio Geopaleontológico, Geologia e Paleontologia.
  • Quarta etapa classificatória: Análise do Curriculum Vitae documentado.

Nota: Os candidatos deverão chegar com antecedência mínima de 30 minutos.

Comissão de seleção

  • Ciro Alexandre Ávila
  • João Wagner de Alencar Castro
  • Eliane Guedes
  • Orlando Nelson Grillo
  • Viviane Trindade
  • Suplente: Maria Elizabeth Zucolotto