Novidades e eventos

Tardes de Geociências - 11ª Edição 14 de novembro às 14h Estudo do Magmatismo Máfico de Complexos Alcalinos do Sudeste do Brasil
(Me. Gabriel Martins - CENPES/PETROBRAS)
Deformação rúptil do rifte na margem SE-brasileira
(Me. Vitor Savastano - CENPES/PETROBRAS)

Processo seletivo - Turma 2018 Inscrições: 26/10 a 1/11 de 2017 Seleção: 5 a 10 de novembro de 2017

Grãos de pólen de plantas vasculares dicotiledôneas do estado do Rio de Janeiro, Brasil Autores: Jean Pierre Ybert, Rita Scheel-Ybert, Marcelo de Araujo Carvalho Baixe aqui o Volume II Baixe aqui o Volume III

Esporos e grãos de pólen de plantas aquáticas da zona litoral do Sudeste do Brasil Autores: Jean-Pierre Ybert, Claudia Petean Bove, Marcelo de Araujo Carvalho Baixe agora este livro!

Novos livros para download Grãos de pólen de plantas vasculares dicotiledôneas do estado do Rio de Janeiro, Brasil - Volume I Autores: Jean Pierre Ybert, Rita Scheel-Ybert, Marcelo de Araujo Carvalho Esporos de samambaias do estado do Rio de Janeiro, Brasil: Anemiaceae - Aspleniaceae Autores: Jean Pierre Ybert et al.

Eventos e novidades passadas:

O Departamento de Geologia e Paleontologia (DGP) do Museu Nacional/UFRJ agrega pesquisadores, técnicos e alunos que desenvolvem atividades de pesquisa desde 1842.

A diversidade de linhas de atuação e de setores presentes no DGP relaciona-se aos amplos aspectos relativos à evolução do nosso planeta, visto o imenso legado existente desde a sua formação há cerca de 4,6 bilhões de anos. O DGP conta com um importante acervo geológico e paleontológico, iniciado no século XVIII, que agrupa materiais de coleta e intercâmbio não apenas do Brasil, mas também de diversas partes do mundo.

Além da atuação na preservação do patrimônio geológico e paleobiológico, o DGP tem apresentado um histórico de sucesso na formação de novos pesquisadores através do Curso de Especialização em Geologia do Quaternário (GeoQuater) há mais de 10 anos.

Outra atividade desenvolvida pela equipe do DGP é a manutenção e atualização do acervo geopaleontológico em exposição no Museu Nacional.