Museu Nacional - UFRJ

Exposição temporária de mineralogia:
MINERAIS DA COLEÇÃO WERNER

minerais

Homenagem aos 200 anos da morte de Abraham Gottlob Werner (1749-1817)

Data de inauguração: 13/12/2017 (quarta-feira)
Horário: 17:00 horas (auditório Roquette Pinto)

A história da Coleção Werner tem início no final do século XVIII, com sua aquisição por, Antônio de Araújo Azevedo, 1º Conde da Barca, junto à Escola de Minas de Freiberg (Alemanha), por ordem da Coroa Portuguesa. A Escola de Minas de Freiberg possuía como figura mais destacada o cientista Abraham Gottlob Werner (1749-1817), fundador da mineralogia moderna.

Werner foi o precursor do método de identificação dos minerais de forma sistemática através das suas propriedades físicas, como: sistema cristalino, cor, traço, brilho, tipo de clivagem, fratura e dureza. O conhecimento e fama de Werner atraíram estudantes de toda a Europa e até da América. Entre os estudantes de Werner podemos citar o conhecido José Bonifácio de Andrada e Silva, atualmente evocado como patriarca da independência.

Durante a fuga da Família Real Portuguesa (1808-1809), a “Coleção Werner” foi trazida para o Brasil a bordo da nau Medusa, pois, segundo consta, havia ordens expressas de Napoleão Bonaparte para o seu confisco e envio à Paris após a invasão de Portugal. A princípio a “Coleção Werner” foi encaminhada à Academia Real Militar, atual Instituto Militar de Engenharia, onde serviu para aulas práticas dos alunos desta instituição. O ilustre geólogo alemão Barão von Eschwege transferiu-a ao Museu Real em 1819 sendo, portanto, a primeira coleção científica a compor o acervo do Museu Nacional.

Estarão expostas cerca de 60 peças que representam a diversidade de minerais que compõem a coleção Werner, assim como algumas referências da época (reprodução de trechos do catálogo, fichas históricas) e uma breve história da coleção.

minerais minerais

Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

As exposições do Museu

estão abertas todos os dias.

Clique abaixo para detalhes do horário.

(Ver horários)

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Sugestões: museu.virtual@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima