Museu Nacional - UFRJ

Gabinete de Química

Localizado no primeiro pavimento, o laboratório foi constituído por equipamentos diversos, principalmente importados de Londres. Neste lugar, o monarca costumava passar considerável parte de seu tempo, talvez devido à proximidade do seu espaço de ciências: o Gabinete de Química ficava cercado pelas salas do “Museu do Imperador”.

No lugar do antigo Gabinete de Química, encontra-se agora o atual laboratório de Química do Departamento de Geologia e Paleontologia.

Foto: Clinômetro que pertenceu a D. Pedro II, utilizado para análise de minerais. Trata-se de um instrumento científico utilizado por geólogos para medir a inclinação, em graus positivos ou negativos, entre um plano inclinado e um plano horizontal ou vice-versa. Na parte superior existem as seguintes inscrições gravadas: “IMPERADOR D. PEDRO II”; o desenho das armas imperiais e a data: “Rio de Janeiro, 26 de setembro de 1865”.

Clinômetro que pertenceu a D. Pedro 2º, utilizado para análise de minerais. Trata-se de um instrumento científico utilizado por geólogos para medir a inclinação, em graus positivos ou negativos, entre um plano inclinado e um plano horizontal ou vice-versa. Na parte superior existem as seguintes inscrições gravadas: “IMPERADOR D. PEDRO 2º”; o desenho das armas imperiais e a data: “Rio de Janeiro, 26 de setembro de 1865”

« Voltar | Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

As exposições do Museu

estão abertas todos os dias.

Clique abaixo para detalhes do horário.

(Ver horários)

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Sugestões: museu.virtual@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima