Museu Nacional - UFRJ

Sala do Corpo Diplomático

Era sempre assim: para que os participantes de Audiências Públicas tivessem acesso à Sala do Trono, era preciso passar primeiro pela Sala do Corpo Diplomático. O local foi idealizado para possuir símbolos de diferentes significados, todos voltados ao interesse do país, com o objetivo de fortalecer o Estado Nação.

Espalhadas pela lateral da sala, existem seis representações de pedras preciosas (entre rubis, safiras e esmeraldas), representando a riqueza dos minerais. Belas pinturas são destaques do teto: elas passam a ideia de uma nação fortalecida economicamente, destacando o comércio e a agricultura. Em cada canto desse teto, há desenhos representativos dos quatro continentes da época: África, América, Ásia e Europa. A intenção foi de compor o ambiente como um espaço cosmopolita, sugerindo a articulação entre eles justamente no acesso à Sala do Trono.

Sala dos Embaixadores, período D.Pedro 2º (Salas Oficiais – Torreão Norte) – atual Sala de Exposições do Museu, compõe o conjunto de salas históricas remanescentes do antigo Paço Imperial de São Cristóvão

Sala dos Embaixadores, período D.Pedro II (Salas Oficiais – Torreão Norte) – atual Sala de Exposições do Museu, compõe o conjunto de salas históricas remanescentes do antigo Paço Imperial de São Cristóvão.

Sala do Corpo Diplomático no início do século vinte, após a transferência do Museu para o PaçoImagem representativa do continente americano

Fotos: Esquerda, Sala do Corpo Diplomático no início do século XX, após a transferência do Museu para o Paço. Direita, imagem representativa do continente americano.

« Voltar | Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

As exposições do Museu

estão abertas todos os dias.

Clique abaixo para detalhes do horário.

(Ver horários)

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Sugestões: museu.virtual@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima