Museu Nacional - UFRJ

Sala dos Arqueiros

Há alguns anos atrás foi descoberta uma archa de dois metros e vinte e cinco centímetros atrás do armário do diretor do Museu Nacional. Logo, descobriu-se que ela pertenceu à Guarda Imperial dos Arqueiros do Imperador, responsável pela segurança do Paço de São Cristóvão durante o Segundo Reinado.

Apesar da archa (ou alabarda) sugerir uma preocupação com a segurança do Paço, o objeto é apresentado aqui para destacar que durante o período de D. Pedro II, a guarda imperial não era notada durante as sessões de Audiência Pública realizadas no palácio.

A partir da leitura de registros de antigos freqüentadores da sessões e por meio das imagens fotográficas, identificamos que existiu uma casa de guarda ao lado direito do palácio, porém os guardas não atuavam na parte interna da residência nos dias de audiência.

A archa encontrada na diretoria (foto ao lado) está, atualmente, em local de destaque na Seção de Memória e Arquivo (SEMEAR) do Museu Nacional - UFRJ.

A archa encontrada na diretoria está, atualmente, em local de destaque na Seção de Memória e Arquivo (SEMEAR) do Museu Nacional  - UFRJ

« Voltar | Voltar ao Topo


Localização

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20940-040

(Veja no Google)

Expediente

As exposições do Museu

estão abertas todos os dias.

Clique abaixo para detalhes do horário.

(Ver horários)

Contato

Informações: museu@mn.ufrj.br

Sugestões: museu.virtual@mn.ufrj.br

Assessoria de Imprensa: imprensa@mn.ufrj.br

Visitas em Grupo: agendamento.nap@mn.ufrj.br

Copyright © Museu Nacional/UFRJ

WEBDESIGNER: Jenyfer Lima