Linhas de Pesquisa

Estudos paleoambientais

Esta linha investiga aspectos relacionados aos ambientes ocupados por populações que povoaram o território brasileiro através do tempo, visando a compreensão das inter-relações entre grupos humanos e o meio, através de estudos paleoambientais e paleoclimáticos, paleoetnobotânicos, arqueofaunísticos, geológicos e geomorfológicos. Tem como foco principal temas como o estudo da paisagem, exploração de recursos ambientais, produção e consumo de alimentos, entre outros.

Arqueobotânica
Zooarqueologia
Estudos de paisagem

Estudos de Cultura Material

Esta linha investiga a produção material da espécie humana ao longo da sua trajetória no planeta, desde o seu surgimento até o passado recente. Entendendo a arqueologia como a disciplina que estuda, através da cultura material, a emergência, a manutenção e a transformação de sistemas sócio-culturais ao longo dos tempos, conceitua essa cultura material no seu sentido mais amplo, ou seja, como qualquer segmento do meio físico culturalmente apropriado. Estudos das diversas coleções arqueológicas do Museu Nacional são desenvolvidos nesta linha.

Cultura material pré-histórica
Cultura material histórica
Preservação do Patrimônio Arqueológico
Arqueologia do Mundo Antigo

Povoamento do território brasileiro

Esta linha investiga o processo de povoamento do território brasileiro na longa duração, desde a colonização inicial do continente, no limite do Pleistoceno com o Holoceno, até o passado recente, com vistas ao entendimento das origens da formação social brasileira e da diversidade cultural que a caracteriza.

Pré-História