Andrés Zarankin

Doutor, UNICAMP, 2001
Linhas de pesquisa: Estudos de Cultura Material, Arqueologia Histórica, Teoria Arqueológica, Arqueologia da Arquitetura

Andrés Zarankin é graduado em Antropologia com orientação em Arqueologia pela Universidade de Buenos Aires (1988-1994), tem Especialização em Historia e Critica da Arquitetura pela Universidade de Buenos Aires (1995-1997) e Doutorado em História pela Unicamp (1998-2001). Fez dois pós-doutorados, um em Arqueologia no CONICET (2001-2003) e outro em História na UNICAMP (2004-2005).
Desde 2006 é professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da FAFICH-UFMG, onde ministra aulas na graduação e na pós-graduação.
Foi bolsista do CONICET, FAPESP e CNPq. Realizou mais de 30 trabalhos de campo em arqueologia histórica. Desde 1995/96 coordena um projeto para estudar as primeiras estratégias humanas de ocupação da Antártica, com financiamento do CONICET e o FONCyT. Suas linhas de pesquisa são Arqueologia Histórica, Teoria Arqueológica, Arqueologia da Arquitetura e Estudos de Cultura Material.

Participação em projetos

• Paisagens em branco: arqueologia histórica antártica
  • Gênero, Sexualidade e Subjetividade na Antiguidade e na (Pós)Modernidade: pesquisa em História Comparada

Outras atividades