Giralda Seyfert

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A

Doutora, USP, 1976
Linha de pesquisa: Povoamento do território brasileiro

Giralda Seyferth tem graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1965), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973) e doutorado em Ciências Humanas (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1976).
É professora associada do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: colonização, imigração, imigração alemã, nacionalismo e racismo. Entre outros trabalhos é autora dos livros: A colonização alemã no Vale do Itajaí (Porto Alegre, Ed. Movimento, 2ª. ed. 1999), Nacionalismo e Identidade Étnica (Florianópolis, FCC, 1982) e Imigração e cultura no Brasil (Brasília, Ed. UnB, 1990).

Participação em projetos

• Imigração, Etnicidade e Identidade Nacional

Associações Científicas

• Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)