Antonio Carlos de Souza Lima

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B

Doutor, UFRJ, 1992
Linhas de pesquisa: Povoamento do território brasileiro, Estudos de Cultura Material

Antonio Carlos de Souza Lima é Licenciado em História pelo ICHF/Dept. de História, Universidade Federal Fluminense (1979), mestre (1985) e doutor em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é Professor Associado II de Etnologia/Depto. de Antropologia, UFRJ, e pesquisador I-B (desde março de 2009) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência nas áreas de Antropologia Política e História da Antropologia no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia do Estado (administração pública; cooperação técnica internacional), indigenismo, política indigenista, antropologia histórica. Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Antropologia (2002-2004). Pesquisador-bolsista Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ (2004-2006; 2007-2009). É co-coordenador do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade Cultura e Desenvolvimento (LACED - www.laced.etc.br)/Setor de Etnologia/Dept. de Antropologia-Museu Nacional/UFRJ - nele coordenando, com recursos da Ford Foundation, o projeto Trilhas de Conhecimentos: o ensino superior de indígenas no Brasil.

Participação em projetos

• Políticas da Diferença: as políticas públicas e o reconhecimento de direitos culturalmente diferenciados no Brasil pós-Constituição de 1988 em perspectiva antropológica (Código Sígma 15.538)
  • Políticas para a Diversidade e os Novos Sujeitos de Direitos : estudos antropológicos das práticas, gêneros textuais e organizações de governo
  • Trilhas do Conhecimento: o Ensino Superior de Indígenas no Brasil (2ª fase, cód. SIGMA: 15.595) - Financiamento Fundação Ford
  • Cooperação técnica internacional, Povos indígenas e Políticas Governamentais.

Outras atividades

• Consultor ad hoc da FAPESP, FAPERJ, CEPG/UFRJ, CAPES, FINEP, CNPq e FAPEAM
  • Co-Coordenador Técnico do Laboratório de Pesquisa em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED/MN/UFRJ), junto com o Prof. João Pacheco de Oliveira Filho
  • Membro do Corpo Editorial da Revista Mana (Rio de Janeiro)