Carlos Fausto

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D

Doutor, UFRJ, 1997
Linha de pesquisa: Povoamento do território brasileiro

Carlos Fausto é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1985), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutor em Antropologia pela mesma universidade (1997).
É professor associado I do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador 1-D do CNPq e bolsista “Cientista do Nosso Estado” da Faperj. Realizou pós-doutorado no Laboratoire d'Anthropologie Sociale (Collège de France/CNRS) e foi professor visitante na École Pratique des Hautes Études, na École des Hautes Études en Sciences Sociales e na Universidade de Chicago.
Realiza pesquisas na Amazônia desde 1988, tendo publicado livros e artigos sobre povos indígenas, em especial sobre guerra, xamanismo, etnohistória, arqueologia e arte. Coordenou vários projetos de médio e grande porte de caráter nacional e internacional, além de projetos de capacitação e video-realização com o Vídeo nas Aldeias e a Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu. É membro de equipe de pesquisa do Musée de Quai Branly e desenvolveu projetos científicos em colaboração com a Universidade da Flórida e o Max Planck Institut Für Psycholinguistik.

• Formas de Reprodução Social na Amazônia Indígena: Etnografia e Comparação