Tania Andrade Lima

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A

Doutora, USP, 1991
Linhas de pesquisa: Povoamento do território brasileiro, Estudos de Cultura Material

Tania Andrade Lima é graduada em Arqueologia pela UNESA (1979), especializada em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), doutora em Ciências (Arqueologia) pela Universidade de São Paulo (1991) e tem pós-doutorado em História Social também pela Universidade de São Paulo (1993-1995).
É professora associada do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenadora do Mestrado em Arqueologia do Museu Nacional / UFRJ e curadora das coleções arqueológicas da instituição.
Atua fundamentalmente na área de Arqueologia, com os seguintes focos: Arqueologia pré-histórica (complexidade emergente entre pescadores/coletores litorâneos), Arqueologia Histórica (vida cotidiana no século XIX), Teoria e Método em Arqueologia e Preservação do Patrimônio Arqueológico. Foi vice-presidente (1997-1999) e presidente (1999-2001) da Sociedade de Arqueologia Brasileira, e professora de cursos de pós-graduação em diferentes unidades da federação (SP, RS, SE, GO, BA, MG). É membro do conselho editorial de diversas revistas científicas no Brasil e América do Sul, consultora de agências nacionais e internacionais, membro de comissões e conselhos em universidades e órgãos governamentais. Recebeu, em 2006, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

Participação em projetos

• Complexidade emergente entre caçadores-coletores
  • Arqueologia Histórica no Rio de Janeiro: o século XIX

Outras atividades