Rita Scheel-Ybert

Doutora, Université Montpellier II, França, 1998
Linhas de pesquisa:
Povoamento do território brasileiro, Estudos Paleoambientais

Rita Scheel-Ybert é graduada em Ciências Biológicas (Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), tem mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Biologia de Populações e Ecologia (Antracologia) pela Université Montpellier II, França (1998).
É professora adjunta do Setor de Arqueologia do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrando disciplinas no Mestrado em Arqueologia e no curso de Especialização em Geologia do Quaternário, do Departamento de Geologia e Paleontologia da mesma instituição.
Foi “Jovem Cientista do Nosso Estado” da FAPERJ entre 2009-2012.
Desde 1994 desenvolve pesquisas em Antracologia, tendo sido pioneira na introdução desta disciplina na América Tropical.
Sua formação e atuação são multidisciplinares. Tem experiência em Arqueologia, Botânica, Ecologia de Ecossistemas, Geologia do Quaternário e Paleobotânica, com ênfase em Antracologia, Anatomia da Madeira, Paleoecologia e Paleoetnobotânica.
Sua principal linha de pesquisa abrange a investigação das interrelações entre grupos humanos e plantas e de que forma estas relações são estabelecidas segundo aspectos culturais inerentes a cada grupo, especialmente no litoral brasileiro (sambaquis) e na Amazônia Central. Especificamente, seus principais temas de interesse são paisagem, área de captação de recursos, economia do combustível, uso de madeira em contextos cotidianos e cerimoniais e consumo e produção de alimentos.

Participação em projetos

• Paisagem e produção de alimentos por populações pré-históricas da Amazônia e do litoral brasileiro: estudos antracológicos e análises de fitólitos e grãos de amido (coord. Rita Scheel-Ybert)
  • Sambaquis médios, grandes e monumentais estudo sobre as dimensões dos sítios arqueológicos e seu significado social (coord. Maria Dulce Gaspar)
  • Dinâmica da paisagem e história ambiental do Maciço da Pedra Branca, RJ (coord. Rogério Ribeiro de Oliveira)

Outras atividades

• Membro do Corpo Editorial do Periódico: Arquivos do Museu Nacional

Membro do Comitê Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFRJ

• Membro titular da Comissão de Exposições do Museu Nacional
  • Revisor dos Periódicos: Journal of Archaeological Science, Anais da Academia Brasileira de Ciências, Acta Botanica Brasilica, Arquivos do Museu Nacional, Gaea (Unisinos), Habitus, IAWA Journal, Latin American Antiquity, Quaternary Research, Revista Árvore
  • Coordenadora do Laboratório de Arqueobotânica e Paisagem.

Associações Científicas

• Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB)
  • Society for American Archaeology (SAA)
  • Associação Brasileira de Estudos do Quaternário (ABEQUA)