Renato Rodriguez Cabral Ramos

Doutor, UFRJ, 2003
Linhas de pesquisa: Estudos de Cultura Material, Estudos paleoambientais

Renato Ramos tem graduação em Geologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), e Mestrado (1997) e Doutorado (2003) pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
É professor adjunto do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional/UFRJ desde janeiro de 2007.
Atualmente é vice-chefe do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional/UFRJ e coordenador do Curso de Especialização em Geologia do Quaternário deste Departamento. Ministra diversas disciplinas para o curso de graduação em Geologia da UFRJ, para o Curso de Especialização em Geologia do Quaternário e para o Mestrado em Arqueologia. É membro suplente do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) da UFRJ e conselheiro da Câmara de Acompanhamento e Avaliação de Cursos de Pós-Graduação (CAAC/CEPG). Tem como principal linha de pesquisa a análise estratigráfica das bacias do segmento central do Rifte Continental do Sudeste do Brasil. Participou de duas operações antárticas (1998/99 e 2006/07), atuando principalmente na análise estratigráfica de sucessões sedimentares mesozóicas da Península Antártica.

• Palinofácies de depósitos Paleógenos da Bacia do Macacu, Rio de Janeiro