Maria Dulce Barcellos Gaspar de Oliveira

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B

Doutora, USP, 1991
Linhas de pesquisa: Povoamento do território brasileiro, Estudos de Cultura Material

E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it." target="_blank">This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Maria Dulce Gaspar tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1976), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (1991). Realizou Pós-doutorado na universidade do Arizona (1998).
É professora do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, UFRJ. Realiza pesquisas arqueológicas nos sambaquis do Rio de Janeiro e Santa Catarina, e atualmente estuda a ocupação de grupos africanos e seus descendentes no recôncavo da Bahia de Guanabara. Publicou livros e artigos sobre garotas de programa em Copacabana, e a ocupação sambaquieira do litoral brasileiro e arte rupestre. Coordena e participa de vários projetos nacionais e internacionais, foi editora da revista Latin American Antiquiy e é membro da Sociedade de Arqueologia Brasileira, Society of American Archaeology e membro executivo do UISPP.

Participação em projetos

• Do litoral ao interior: padrão de assentamento, colonização das populações nativas dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo
  • O aproveitamento ambiental das populações pré-históricas no litoral do estado do Rio de Janeiro
  • Curadoria do Acervo Arqueológico do Museu nacional - Casa de Pedra