Hilton Pereira da Silva

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1

Doutor, Ohio State University, EUA. 2001
Linha de pesquisa: Povoamento do território brasileiro

Hilton Silva é Médico e biólogo formado pela Universidade Federal do Pará (1990, 1991), Mestre em Antropologia pela Penn State University, EUA (1993), Mestre em Saúde Pública (1998) e Ph.D. em Antropologia – Antropologia Biológica (2001), pela Ohio State University, EUA.
É Professor Adjunto II do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA (2007-09).
Atua nos cursos de graduação em Medicina (CCS/UFRJ), Biomedicina (CCS/UFRJ), e Sociologia e Antropologia (IFICS/UFRJ), no Mestrado e Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS), e no Mestrado em Arqueologia da UFRJ.
Coordena o Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente do Museu Nacional/UFRJ, onde desenvolve projetos sobre adaptabilidade, crescimento, saúde e nutrição em populações rurais da Amazônia, sobre as inter-relações entre meio ambiente e populações humanas em áreas de mega-biodiversidade na Floresta Atlântica, e sobre atividade física e saúde no Rio de Janeiro. Áreas de atuação incluem: Evolução, adaptabilidade e variabilidade humana, Biologia esqueletal e Antropologia forense, Saúde coletiva, Políticas públicas de saúde, Antropologia da saúde-doença, Aspectos bioantropológicos do crescimento e desenvolvimento humano, Educação ambiental e em saúde, Grupos rurais Sulamericanos passados e presentes, Biodiversidade.

• Determinantes Sócio-ecológicos das Doenças Crônico-degenerativas em Populações Tradicionais da Amazônia: Compreendendo a Ontogenia destas Epidemias em Populações Vulneráveis.
  • Corpo Presente: Representações de Saúde Entre Quilombolas e Políticas Públicas
  • Restauração, Estudo e Divulgação dos Acervos Didáticos-Científicos do Setor de Antropologia Biológica do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Atividade Física e Saúde: Quem participa e Quem Está Excluído: Desafios Para o Novo Milênio.
  • Sócio-diversidade em Áreas de Megabiodiversidade: Bases para a Proteção de Remanescentes de Mata Atlântica no Espírito Santo.
  • Conhecer para Preservar: Aspectos Sociológicos e Ecológicos da Comunidade de Uma Área Protegida de Mata Atlântica no ES, Como Instrumentos para a Educação em Meio Ambiente e Saúde