Claudia Rodrigues-Carvalho

Doutora, Ensp/Fiocruz, 2004
Linhas de pesquisa: Povoamento do território brasileiro, Estudos de Cultura Material

Claudia Rodrigues-Carvalho é Arqueóloga (UNESA 1994), doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ (2004); tem especialização em Paleopatologia (1994) pela ENSP/FIOCRUZ e mestrado em Saúde Pública também pela mesma instituição (1997).
É professora adjunta do Setor de Antropologia Biológica do Departamento de Antropologia do Museu Nacional/ UFRJ.
Desenvolve pesquisas na área de Antropologia Biológica, com ênfase em Bioarqueologia, atuando principalmente em bioarqueologia e paleopatologia, embora também esteja envolvida com questões relativas à Evolução Humana e à Antropologia Forense. È responsável por disciplinas no Mestrado em Arqueologia do Museu Nacional e no curso de especialização em Geologia do Quaternário, da mesma instituição. Participa também da Especialização em Paleopatolgia da ENSP/FIOCRUZ e de disciplinas de graduação da UFRJ em diferentes cursos.

Participação em projetos
  • Mobilidade e Dinâmica Social na Pré-História: Perspectivas Bioantropológicas e Bioarqueológicas sobre o Sambaqui do Forte Marechal Luz (Santa Catarina) a Partir da Análise de Marcadores Isotópicos
  • Saúde e estilos de vida em populações pré-históricas litorâneas do Estado do Rio de Janeiro
  • Curadoria e registro das séries de proveniência arqueológica da coleção osteológica do Setor de Antropologia Biológica do Museu Nacional, UFRJ