Arqueologia de micro-restos vegetais

Arqueologia de micro-restos vegetais

Rita Scheel-Ybert

Esta disciplina visa apresentar aos alunos as bases para a análise e interpretação de micro-vestígios botânicos provenientes de sítios arqueológicos, capacitando-os à correta identificação dos vestígios, à sua contextualização em relação a aspectos funcionais e culturais e à interpretação de seu significado paleoambiental e paleoetnobotânico.

• Introdução ao estudo de fitólitos e grãos de amido em contexto arqueológico;
• Introdução à palinologia em contexto arqueológico;
• Princípios teóricos e metodológicos de cada disciplina;
• Caracterização e morfologia destes micro-restos vegetais;
• Representatividade ecológica e interpretação arqueológica de micro-vestígios;
• Aspectos relacionados à dieta de populações passadas e ao uso de produtos vegetais.

MADELLA, M. & ZURRO, D. (eds.) 2007. Plants, people and places; recent studies in phytolith analysis. Oxford: Oxbow Books. 237 pp.
PEARSALL, D.R. 1989. Paleoethnobotany: a handbook of procedures. Academic Press, San Diego.
PIPERNO, D.R. & PEARSALL, D.M. 1998. The origins of agriculture in the lowland Neotropics. San Diego, Academic Press. 400 p.
PIPERNO, D.R. 2006. Phytoliths. A Comprehensive Guide for Archaeologists and Paleoecologists. Oxford: AltaMira Press.

Home Disciplinas Conteúdo Disciplinas Arqueologia de micro-restos vegetais