Cultura Material, Patrimônio e Identidades Culturais

Cultura Material, Patrimônio e Identidades Culturais – Patrimônio: os desafios das arqueologia na sociedade contemporânea

MNQ 813

Victor Oliveira Jorge

Os conhecimentos, bens e valores arqueológicos encarados como fontes de compreensão do ser humano e da sociedade na sua articulação com os outros seres e o meio, e como recursos culturais e de desenvolvimento.

0. Património, génese e vicissitudes de um conceito. A realidade arqueológica como património; o património arqueológico e os outros patrimónios. Os bens arqueológicos são relíquias herdadas, são recursos para o futuro, são dados em si, ou são construções sociais, colectivamente negociadas? Património, realidade a proteger ou a promover? Mas, promover para quê, para quem, e por quem?

1. Identificar, estudar, conservar e restaurar - que prioridades, que métodos, que técnicas, que objectivos?

2. Administrar os suportes de uma "memória" colectiva: princípios mínimos

3. O património arqueológico e os seus agentes, actores e receptores. Qual o papel da arqueologia no mundo contemporâneo, e em particular numa sociedade como a portuguesa, que quase passou de pré-moderna a pós-moderna, sem consolidar as estruturas da modernidade?

4. Os "lugares" da "memória" - museus, monumentos, sítios, parques, paisagens, arquivos, bibliotecas - e o "resto". Quem precisa desses lugares e para quê? Para percorrermos este tempo que é o nosso, precisamos de dispor de cápsulas onde o tempo parou?

- ALARCÃO, Jorge de & JORGE, Vítor Oliveira (coords.) (1997), Pensar a Arqueologia, Hoje, Porto, S. P. A. E.
- AUDRERIE, Dominique (1997), La Notion et la Protection du Patrimoine, Paris, PUF, col. "Que Sais-je?", nº 3304.
- CHOAY, Françoise (1992 - há trad. portug. da Ed. Presença, 2000), L' Allégorie du Patrimoine, Paris, du Seuil.
- COSTA, Alexandre Alves, SCHMIDT, Luísa & JORGE, Vítor Oliveira (coords.) (2001), Ambiente, Cultura e Desenvolvimento, Porto, ADECAP.
- DINKEL, René (1997), Encyclopédie du Patrimoine, Paris, Les Encyclopédies du Patrimoine.
*GUILLAUME, Marc (2003), A Política do Património, Porto, Campo das Letras. Obra fundamental.
- JEUDI, Henry Pierre (Coord. de) (1980), Patrimoines en Folie, Paris, Maison des Sciences de l' Homme.
JORGE, Vítor Oliveira (2000), Arqueologia, Património e Cultura, Lisboa, Instituto Piaget.
- JORGE, Vítor Oliveira Jorge (coord.) (2000), O Património e os Media , Porto, SPAE.
- Jorge, Vitor Oliveira, Olhar o Mundo Como Arqueólogo, Coimbra, Quarteto Ed., 2003
- Jorge, Vítor Oliveira (2003), A Irrequietude das Pedras, Porto, Ed. Afrontamento..
- Jorge, Vítor Oliveira (Coord.) (2003), Arquitectando Espaços: da Natureza à Metapolis, Porto/Coimbra, DCTP-FLUP/CEAUCP.
- Jorge, Vítor Oliveira (Coord.) (2005), Conservar Para Quê?, Porto/Coimbra, DCTP-FLUP/CEAUCP.
- MOHEN, Jean-Pierre (1999), Les Sciences du Patrimoine. Identifier, Conserver, Restaurer, Paris, Odile Jacob.
- RENFREW, Colin & BAHN, Paul (1993), Arqueología. Teorías, Métodos y Práctica, Madrid, Ediciones Akal (caps. 1 e 12) (há 3ª ed. inglesa de 2000, Londres, Thames & Hudson, que é a mais recomendável).
- TORRES, Cláudio & JORGE, Vítor Oliveira (coords.) (1998), A Arqueologia e os Outros Patrimónios, Porto, ADECAP.
- VV.AA. (1995), Patrimoine Culturel, Patrimoine Naturel, Paris, École Nationale du Patrimoine/La Documentation Française.
- V.AA. (2000), Identidade, Identidades, Porto, ADECAP

Home Disciplinas Conteúdo Disciplinas Cultura Material, Patrimônio e Identidades Culturais