Iconografia e História visual

Teoria da Cultura Material

Professores Responsáveis

Marta Mega de Andrade

o curso irá abordar com um viés teórico e metodológico o uso de imagens e o âmbito da visibilidade em estudos de história. Embora o estudo de caso seja sobre a cidade grega antiga, o objetivo é discutir as formas de abordagem como iconologia e semiótica através dos problemas e críticas colocados e dos encaminhamentos propostos pela perspectiva da História Visual. Com isso, a tematização de outros períodos e sociedades não está descartada.

1) Iconografia e História Visual- iconografia e história da arte grega- iconografia, iconologia e semiótica- história visual
2) O âmbito da visibilidade na cidade grega- espaço público- mito- escrita- iconografia- virilidade
3) Heterotopias- A figuração do espectador, do observador e do árbitro- “ocultar” e “expor” em contextos funerários- Aletheia: estamos “no verdadeiro”?

BÉRARD, C. Iconographie, Iconologie, Iconologique. Étude de Lettres. 4, 1983, p. 5-37.———, BRON, C., et al. (ed.). Images et Société en Grèce Ancienne. Lausanne: Cahiers d'Archeologie Romande, 1984, p. 33-40.———. (ed.). La Cité des Images. Réligion et société en Grèce Antique. Paris: Fernand Nathan, 1984, p. 19-33. BRENNAN, T. & JAY, M. (eds). Vision in context. Historical and contemporary perspectives on sight, London, Routledge, 1996.BRON, C. & KASSAPOGLOU, E. L'Image en Jeu. De l'Antiquité à Paul Klee. Lausanne: Cabédita, 1992.BRYSON, N., HOLLY, M. A. & MOXEY, K. (eds.). Visual culture. Images and interpretations. Hanover: University Press of New England/Wesleyan University Press, 1994.BURKE, P. Testemunha Ocular. História e Imagem. Bauru: EDUSC, 2004.ELSNER, J. “Between mimesis and divine power. Visuality in the Graeco-Roman world”. In: Nelson, R. S. (ed.), Visuality before and beyond the Renaissance. Seeing as others saw. Cambridge: Cambridge University Press, 2000, p. 45-69.FOUCAULT, M. “Des Espaces Autres” (1967). IN: Dits et Écrits, Paris: Gallimard, 1994; vol 4, no. 360, p. 752-762. GASKELL, I. “História das imagens”, in: BURKE, P. (org.), A escrita da História, São Paulo, EDUNESP, 1992, p.237-272. GELL, A. Art and agency: an anthropological theory, Oxford, Oxford University Press, 1998.GINZBURG, C. “Sinais. Raízes de um Paradigma Indiciário”. Mitos, Emblemas, Sinais. Morfologia e História. São Paulo: Cia das Letras, 1989, p.143-180.———. Indagações sobre Piero. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.HASKELL, F. History and its images: art and the interpretation of the past, New Haven, Yale University Press, 1993.MENESES, U. T. B. As Marcas da Leitura Histórica. A arte grega nos textos antigos. Manuscrítica, 1998, 7, p. 69-82.———. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de Historia. São Paulo, vol. 23, n. 45, p. 11-36, 2003.———. A fotografia como documento. Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico. Tempo (Niterói), v. 7, n. 14, jan-jun., 2003, p. 131-151.———. Rumo a uma “História Visual”. Versão 2, 2005, p. 1-9.MOLINO, J. Interpréter. IN: REICHLER, C. (ed.). L'interprétation des textes. Paris: Minuit, 1989, p.9-52 NEIVA, E. et. al. Imagem, História e Semiótica, Anais do Museu Paulista. História e cultura material, n.s., v.1, n.1, São Paulo, MP/USP, 1993, p.11-92.SCHMITT, J-C. “L’Historien et les images”, IN: Le corps des images. Essais sur la culture visuelle au Moyen Âge. Paris: Gallimard, 2002, p.35-62.VLASSOPOULOS, K. Free Spaces: Identity, Experience and Democracy in Classical Athens. Classical Quarterly, 57.1, 2007b, p. 33-52.

Home Disciplinas Conteúdo Disciplinas Iconografia e História visual