Teoria Arqueológica

Teoria Arqueológica

Tania Andrade Lima

A disciplina, em sua primeira etapa, se propõe a aprofundar os conhecimentos sobre os fundamentos teóricos da Arqueologia, historicizando a contrução do pensamento arqueológico desde os seus primórdios, no século XIX, até as grandes revoluções operadas na disciplina no eixo anglo-americano, respectivamente nas décadas de 1960 e 1980, bem como as tendências surgidas nos anos 1990, analisando-se a sua contribuição ao pensamento contemporâneo. Diferentes perspectivas teóricas serão contrastadas e confrontadas no estudo de temas clássicos, avaliando-se o alcance e os limites de cada uma delas. Na segunda etapa enfatizará particularmente a análise da articulação entre a fundamentação teórica e as evidências empíricas.
Pré-requisito: Teoria Antropológica

1. A perspectiva four-field como fundamento para a Arqueologia; a crítica pós-processual e a crítica à crítica pós-processual
2. Tendências atuais: a fragmentação do campo teórico, as divisões internas e a diversidade de abordagens
3. A Arqueologia “Científica”
3.1 A Arqueologia Darwiniana
3.2 A Arqueologia Cognitiva
3.3 A Arqueologia Comportamental
4 A Teoria Social Contemporânea na Arqueologia
4.1. Teorias da Agência
4.2. A Arqueologia de Gênero
4.3. Arqueologia da Etnicidade
4.4. A Arqueologia da Paisagem

HODDER, I. 2003. An Archaeology of the Four-Field Approach in Anthropology in the United States. In Ian Hodder (ed.) Archaeology beyond Dialogue. Salt Lake City, The University of Utah Press, pp 93-6.
HODDER, I. 2001. A review of Contemporary Theoretical Debates in Archaeology. In Ian Hodder (ed.), Archaeological Theory Today, Cambridge, Polity Press, pp 1-13.
SCHIFFER, M.B. 2000. Social Theory in Archaeology. Building Bridges. In M. B. Schiffer (ed.), Social Theory in Archaeology. Salt Lake City, The University of Utah Press, pp 1-13.
LYMAN, R. L. & O’BRIEN, M.J. 1998. The Gols of Evolutionary Archaeology: History and Explanation. Current Anthropology 39(5):615-52
TELTSER, P.A. 1995. The Methodological Challenge of Evolutionary Theory in Archaeology. In Patrice A. Teltser (ed.) Evolutionary Archaeology. Methodological Issues. Tucson & London, The University of Arizona Press, pp 1-11.
TELTSER, P.A. 1995. Culture History, Evolutionary Theory and Frequency Seriation. In Patrice A. Teltser (ed.) Evolutionary Archaeology. Methodological Issues. Tucson & London, The University of Arizona Press, pp 51- 68.
HUGHES, S.S. 1998. Getting to the Point: Evolutionary Change in Prehistoric Weaponry. Journal of Archaeological Method and Theory 5(4): 345-403.
GRAVES, M.W. & LADEFOGED, T.N. 1995. The Evolutionary Significance of Cerimonial Architecture in Polynesia. In Patrice A. Teltser (ed.) Evolutionary Archaeology. Methodological Issues. Tucson & London, The University of Arizona Press, pp 149-174.
SHENNAN, S.J. & WILKINSON, J.R. 2001. Ceramic Style Change and Neutral Evolution: a Case Study from Neolithic Europe. American Antiquity 66(4):577-593.