Teoria da Cultura Material

Teoria da Cultura Material

Professores Responsáveis

Tania Andrade Lima e Alfredo I. Minetti Albertini

O curso tem como objetivo apresentar o potencial informativo da cultura material. Serão abordadas as diferentes fontes utilizadas pelas Ciências Sociais – documento escrito, discurso e artefato - com vista a caracterizar as especificidades da cultura material aqui entendida como o suporte físico do meio social que inclui as coisas materiais, tais como a paisagem, o corpo, o local de moradia e todas as indústrias.

HODDER, I. 1999. Interpreting material culture. In. The archaelogical process. 66-78
LONGRACE, W. & REID, J.J. 1971. Research strategy for locational analysis: an outline. In Gumerman, G. J. (ed) The distribution of prehistoric populations aggregates. Antropological Reports n1, Prescott College.
MENESES, U.B. 1983. A cultura material no estudo das sociedades antigas. Revista de História, São Paulo, 15 (nova série): 103-112.
MAUSS, M. 1974. As técnicas corporais. In Sociologia e Antropologia, EDUSP. v. 2 203-231
SAHLINS, M. 1979. La Pensée Bourgeoise. In Cultura e Razão Prática. Zahar Ed. pp. 185-1999.
SHANKS, M. & TILLEY, C. 1992. Social archaeology:the object of study. In Re-constructing Archaeology. Theory and practice (116- 134)
WILSON, D.C. & RATHJE, W. 2001. Garbage and the modern american feast. In Dieter, M. & Hayden B. Archaeological and Ethnographic Perspectives on food, politics and power. Smithsonian. 404-422.