Tópicos Especiais em Teoria e Método em Arqueologia II

Tópicos Especiais em Teoria e Método em Arqueologia II

Professores Responsáveis

vários

Propõe-se à apresentação e discussão de problemas atuais no campo da Arqueologia.

Disciplina 1 (2008/2)

Zooarqueologia, dieta e ritual funerário

Daniela Klökler

O curso apresentará uma introdução da zooarqueologia: seus objetivos, características principais, campo de ação e metodologia. Discutirá estudos focados em análise faunística para caracterizar a subsistência e dieta de populações pré-históricas e estudará recentes estudos sobre festins baseados principalmente em fauna. Os alunos terão oportunidade de aprofundar seus conhecimentos de pesquisas arqueológicas nacionais e internacionais, principalmente estudos em sítios costeiros (sambaquis). A metodologia do curso incluirá aulas expositivas, dialógicas e seminários.

O curso visa compreender o valor de vestígios faunísticos como meio de desvendar relação entre grupos humanos e animais; apresentar exemplos de pesquisas sobre subsistência e ritual e fornecer uma introdução ao arcabouço teórico e metodológico de estudos faunísticos.

BOWDLER, S. 1976 Hook, Line, and Dilly Bag: An Interpretation of an Australian Coastal Shell Midden. Mankind 10:248-258.
CLASON, A.T. & PRUMMEL W. 1977 Collecting, Sieving and Archaeozoological Research. Journal of Archaeological Science 4:171-175.
COLLEY, S.M. 1987 Fishing for Facts. Can We Reconstruct Fishing Methods from Archaeological Evidence? Australian Archaeology 24:16-26.
FIGUTI, L. 1993 O homem pré-histórico, o molusco e o sambaqui: considerações sobre a subsistência dos povos sambaquianos. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia 3: 67-80.
FIGUTI, L. & KLOKLER D. 1996 Resultados preliminares dos vestígios zooarqueológicos do sambaqui Espinheiros II (Joinville, SC). Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia 6:169-187.
FISH, S.; DEBLASIS, P.; GASPAR, M.D. & FISH, P. 2000 Eventos Incrementais na Construção de Sambaquis, Litoral Sul do Estado de Santa Catarina. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia10: 69-87.
GASPAR, M.D. 2000 Sambaqui: Arqueologia do Litoral Brasileiro. Editora Jorge Zahar, Rio de Janeiro
GASPAR, M.D. 2004 Cultura: comunicação, arte, oralidade na pré-história do Brasil. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia 14:153-168.
HAYDEN, B. 2001 Fabulous Feasts. A Prolegomenon to the Importance of Feasting. In Feasts: Archaeological and Ethnographic Perspectives on Food, Politics, and Power, edited by Michael Dietler and Brian Hayden, pp. 23-64. Smithsonian Institution Press.
HILL, E. 2000 The Contextual Analysis of Animal Interments and Ritual Practice in Southwestern North America. Kiva 65(4):361-398.
MOSS, M.L. 1993 Shellfish, Gender, and Status on the Northwest Coast: Reconciling Archeological, Ethnographic, and Ethnohistorical Records of the Tlingit. American Anthropologist 95:631-652.
MUIR, R.J. & DRIVER J. 2002 Identifying Ritual Use of Animals in the Northern American Southwest. In Behavior Behind Bones, edited by Sharyn O’Day, W. Van Neer and A. Ervynck, pp 128-143. Oxbow Books, Oxford.
ORQUERA, L.A. 1999 El Consumo de Moluscos por Los Canoeros del Extremo Sur. In Relaciones de la Sociedad Argentina de Antropología XXIV. Buenos Aire
PERODIE, J.R. 2001 Feasting for Prosperity: A Study of Southern Northwest Coast Feasting. In Feasts: Archaeological and Ethnographic Perspectives on Food, Politics, and Power, edited by Michael Dietler and Brian Hayden, pp. 185-214. Smithsonian Institution Press, Washington.
REITZ, E.J. & WING, E.S. 1999 Zooarchaeology. Cambridge University Press, Cambridge.
ROSA, A.O. 2006 A Importância dos Mariscos na Subsistência de Antigos Grupos Indígenas no Litoral Central. Sítios RS-LC-81, 86, 87, 90, 92 e 96. Pesquisas, série Antropologia 63:259-288 .
ROSENSWIG, R. 2007 Beyond Identifying Elites: Feasting as a Means to Understand Early Middle Formative Society on the Pacific Coast of Mexico. Journal of Anthropological Archaeology 26:1-27.
SCHEEL-YBERT, R.; KLOKLER, D.; GASPAR, M.D. & FIGUTI L. 2005-2006 Proposta de amostragem padronizada para macro-vestígios bioarqueológicos: antracologia, arqueobotânica, zooarqueologia. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 15-16: 139-163.

Disciplina 2

Horizontes para uma Arqueologia da Arte

Cristiana Barreto (USP)

Home Disciplinas Conteúdo Disciplinas Tópicos Especiais em Teoria e Método em Arqueologia II