Pesquisa de campo II

Disciplina

Pesquisa de campo II

Código

MNA 772

Professores Responsáveis

vários

Ementa

A disciplina se propõe a apresentar estratégias de recuperação de dados primários em sítios arqueológicos, instrumentalizando os alunos nos métodos e técnicas utilizados em trabalhos de campo. Será enfatizada particularmente a interface com outros domínios do conhecimento em trabalhos de levantamento e recuperação de dados arqueológicos, como geologia, física, geografia, biologia, botânica, ecologia, entre outros, bem como a importância das técnicas de geoprocessamento nessas atividades. Esta disciplina será ministrada no âmbito dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes.

 

Disciplina 1 (2008/1)

Huaca de la Luna (Trujillo, Peru)

Professor Responsável

Tania Andrade Lima

Disciplina 2 (2011/1)

Recôncavo da Guanabara

Professores Responsáveis

Maria Dulce Gaspar, Rita Scheel-Ybert, Claudia Rodrigues-Carvalho

Ementa

O objetivo do curso é apresentar métodos e técnicas de pesquisa arqueológica aplicados em escavações de sambaquis. Pretende propiciar ao aluno o aprendizado de diferentes procedimentos relacionados com os trabalhos de campo, tanto no que se refere à prospecção e sondagem como a escavação. O curso fornecerá treinamento em técnicas de escavação, métodos de prospecção, mapeamento de sítio, análise de estratigrafia, além de registro de materiais e informações arqueológicas. Será investigado o processo de formação de sítio arqueológico e, dessa forma, será de interesse de estudantes que pretendem estudar testemunhos da ocupação do que é hoje o território brasileiro. O curso contará com a participação da professora Claudia Carvalho, que será responsável pelos estudos bioantropológicos, e Rita Scheel-Ybert, responsável pela coleta de amostras para estudos arqueobotânicos. Os resultados das intervenções em sítios arqueológicos integrarão o projeto de pesquisa “Sambaquis: médios, grandes e monumentais: Estudo sobre as dimensões dos sítios arqueológicos e seu significado social” coordenado pela responsável pela disciplina e apoiado pela FAPERJ.