Evolução Humana

Evolução Humana

Hilton Pereira da Silva

Esta disciplina enfatizará a diversidade dos taxa já extintos de relevância para o estudo do processo evolutivo humano. O material fóssil será apresentado dando-se ênfase na morfologia funcional de fósseis do plio-pleistoceno. A evolução das características humanas como o bipedalismo, aumento de volume cerebral, etc, será apresentada como produtos do processo evolutivo biocultural que a humanidade vem passando desde os seus primórdios. Ênfase será dada para as discussões sobre a história evolutiva do Homo sapiens nos últimos 100-200 mil anos, bem como o povoamento do continente americano.

A disciplina Evolução Humana faz uma ponte entre as ciências sociais e as ciências biológicas trazendo aos alunos uma experiência curricular única. O conhecimento dos aspectos biológicos, anatômicos, fisiológicos e sócio-culturais dos processos evolutivos humanos dará aos estudantes um embasamento sólido sobre as relações entre homem e meio ambiente ao longo de sua história, o que será de grande utilidade para o desenvolvimento do seu raciocínio técnico e atuação profissional. Além disso, a disciplina apresentará um leque de possibilidades de novas áreas de estudo e especialização dentro do campo da antropologia.

Sessão 1. Introdução, Apresentação do Conteúdo do Curso, Noções Gerais sobre Bioantropologia.

Sessão 2. Antropologia e a História da Teoria Evolutiva

Sessão 3. Populações, Espécies e Herança Genética

Sessão 4. Introdução ao Comportamento dos Primatas

Sessão 5. Introdução a Evolução dos Primatas

Sessão 6. A Evolução do Gênero Homo (Australopitecíneos)

Sessão 7. Os Primeiros Representantes do Gênero Homo

Sessão 8. A Controversa História do Homo erectus

Sessão 9. Saindo da África, O Homo sapiens arcaico

Sessão 10. As Origens do Homem moderno

Sessão 11. Arte e migrações no Pleistoceno

Sessão 12. As Expansões Territoriais Humanas no Pleistoceno

Sessão 13. Evolução, Cultura e Comportamento Humanos

Sessão 14. Variabilidade Biocultural Humana Moderna

Sessão 15. O Futuro de Nossa Espécie

CAVALLI-SFORZA, L.L. 1996. Genes, Povos e Língua. Lisboa: Instituto Piaget.
LEWIN, R. 1999. Evolução Humana. São Paulo: Atheneu Editora.
MARKS, J. 1995. Human Biodiversity: Genes, Race, and History. New York: Aldine de Gruyter.
MARKS, J. 2002. What it Means to be 98% Chimpanzee: Apes, People, and their Genes. Berkeley: University of California Press.
SALZANO, F. M. and Callegari-Jacques, S. M. (1988) South American Indians: A Case Study in Human Evolution. Oxford: Oxford University Press.
WILKIE, T.1994. Projeto Genoma Humano: Um Conhecimento Perigoso. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.