Culturas, Histórias, Arqueologia e Antropologia: uma introdução à Amazônia

Culturas, Histórias, Arqueologia e Antropologia: uma introdução à Amazônia

Carlos Fausto

Este curso é uma introdução geral à antropologia da Amazônia indígena, da pré-história tardia até o presente. Os objetivos do curso são: (1) oferecer informações básicas sobre etnologia, história e arqueologia da região; (2) apresentar criticamente os tópicos principais da antropologia amazônica; (3) discutir alguns temas antropológicos gerais da perspectiva de uma de suas tradições regionais. Começaremos por uma visão ampla das Terras Baixas da América do Sul Tropical, enfocando particularmente a ecologia da região, suas dinâmicas demográficas e a história cultural desde a pré-história tardia. O quadro inicial será entremeado por uma discussão sobre os modelos antropológicos e as represntações sobre a Amazônia desde os tempos coloniais, com ênfase nos últimos 50 anos. No mesmo espírito, serão revistos certos tópicos como economia indígena e padrões de aldeamento, poder político e hierarquias, relações de gênero, guerra e canibalismo, xamanismo e ritual, e mudanças socioculturais. Todos esses tópicos serão revistos com a consciência da historicidade das sociedades indígenas amazônicas e da historicidade dos modelos antropológicos.

BALÉE, W. 1989. The Culture of Amazonian Forests. in Resource Management in Amazonia: indigenous and folk strategies, Advances in Economic Botany 7. Edited by D. A. Posey and W. Balée, pp. 1-21. Bronx: The New Botanical Garden.
CARNEIRO, R. 1995. The History of Ecological Interpretations of Amazonia: Does Roooseelt Have it Right? in Indigenous Peoples and the Future of Amazonia: An Ecological Anthropology of an Endangered World. Edited by L. Sponsel, pp. 45-70. Tucson: University of Arizona Press.
HECKENBERGER, M.J., Peterson, J.B. & Neves, E.G. 2001. Of Lost Civilization and Primitive Tribes, Amazonia: A Reply to Meggers. Latin American Antiquity, 12(3):328-333.
HILL, J.D. 1996. Ethnogenesis in the Northwest Amazon: An Emerging Regional Picture, in History, Power, and Identity: Ethnogenesis in the Americas, 1492-1992. Edited by J. D. Hill, pp. 142-160. Iowa City: University of Iowa
MEGGERS, B.J. 1954. Environmental Limitation on the Development of Culture. American Anthropologists 56:801-824.
MONTEIRO, J.M. 1999. The Crisis and Transformation of Invaded Societies: Coastal Brazil in the Sixteenth Century, in Cambridge History of the Native Peoples of the Americas, vol. III-1. Edited by F. Salomon and S. Schwartz, pp. 973-1023. Cambridge: Cambridge.
ROOSEVELT, A.C. 1993. The Rise and Fall of the Amazon Chiefdoms. L'Homme 126-128, 33:255-283.
STEWARD, J & FARON, L.C.. 1959. Native Peoples of South America. New York: McGraw-Hill. Chapter 1 and 3, pp. 5-30 and 44-64.
WHITEHEAD, N.L. 1994. The Ancient Amerindian Politics of the Amazon, the Orinoco, and the Atlantic Coast. A Preliminary Analysis of their Passage from Antiquity to Extinction, in Amazonian Indians: From Prehistory to the Present. ed. by A. Roosevelt, pp. 33-53. Tucson: Univ. Arizona Press.

Home Disciplinas Conteúdo Disciplinas Culturas, Histórias, Arqueologia e Antropologia: uma introdução à Amazônia