Tecnologias pré-históricas e históricas I

Tecnologias Pré-Históricas e Históricas I

Professores Responsáveis

vários

A disciplina tem como objetivo aprofundar diferentes temas sobre pré-história brasileira, apresentando o histórico do seu desenvolvimento, os marcos teóricos e os métodos utilizados nas abordagens anteriores e atuais à questão em tela. Será ministrado por diferentes professores, inclusive convidados, tendo como temas principais: o povoamento inicial do continente americano e do território brasileiro; caçadores-coletores; grafismos rupestres; pesquisa arqueológica em sambaqui; horticultores ceramistas, entre outros.

Disciplina 1 (2008/1)

Estudo de Indústrias Líticas

André Pierre Prous Poirier

A disciplina apresenta as principais rochas utilizadas durante a pré-história, e suas transformações acidentais, visando discriminar os vestígios de origem natural e os vestígios de origem antrópica. Apresenta as técnicas e alguns métodos de trabalho da pedra, e suas marcas nos artefatos e detritos líticos, assim com os vestígios de utilização em pedras (seja utilizadas brutas, seja usadas depois de transformadas). Apresenta o reconhecimento da cadeia operatória como modo operacional para estudo de indústrias pré-históricas, focalizando particularmente aspectos mais característicos das indústrias brasileiras.

Propõe-se a introduzir os alunos nas técnicas utilizadas na produção das diferentes indústrias pré-históricas e históricas.

ANDREFSKY, W. 1998 Lithics - macroscopic approaches to analysis, Cambridge University Press, 258p.
BUENO, L. & ISNARDIS, A. eds. 2007 Das Pedras ao Homem, Argumentum, Belo Horizonte.
CRABTREE,D. 1982 An Introduction to Flintknapping, Papers of the Idaho Museum, Pocatello, 58p.
DAUVOIS, M. Précis de dessin dynamique et structurel des industries lithiques préhistoriques, Fanlac, CNRS, 262 p.
HAYDEN, B. ed. 1979 Lithic use-wear analysis, Academic Press, New York, 413p.
INIZAN, M. L.; ROCHE, H. & TIXIER, J. 1996 Technologie de la Pierre Taillée, CREP/CNRS, 199p.
LAMING-EMPERAIRE, A. Guia para o estudo das indústrias líticas da América do Sul, Curitiba, CEPA, 155p.
MANSUR, M.E. 1986/90 Instrumentos líticos: aspectos da análise funcional Arquivos do Museu de História Natural, Belo Horizonte, 11: 115-169.
PELEGRIN, J. 2007 Remarks about Archaeological Techniques and Methods of Knapping: elements of cognitive approach to stone knapping: 23-32.
PETREQUIN, P. & PETREQUIN A. 1993 Ecologie d'um instrument de pierre: la hache polie em Irian Jaya (Indonésie), CNRA.
PROUS-POIRIER, A, 2004 Apuntes para análisis de indústrias líticas, Ortegalia, Fund. Federico Maciñeira, 172p.

Home Disciplinas Conteúdo Disciplinas Tecnologias pré-históricas e históricas I