Arqueologia e História do Egito Antigo I

Arqueologia e História do Egito Antigo I (de 3150 a 1784 a.C.)

Antonio Brancaglion Jr

Este curso abordará a partir dos processos de unificação, iniciados no final do Neolítico, que resultaram no surgimento de um Estado Egípcio Unificado. O subsequente Período Dinástico Inicial (Arcaico), o Antigo e o Médio Impérios distribuídos em estudos que combinam a utilização de fontes textuais, os principais monumentos e objetos da cultura material, tratando dos desenvolvimentos sociais, culturais e religiosos desses períodos.

Análise da formação do estado faraônico e os processos sociais e políticos do Antigo e Médio Impérios à luz dos achados arqueológicos.

Bibliografia Preparatória:
BARD, Kathryn A. An Introduction to the Archaeology of Ancient Egypt. USA/UK/Australia: Blackwell, 2008.
WILKINSON, Richard H. [ed]. Egyptology Today. New York: Cambridge University Press, 2008.
WILKINSON, Toby A.H. [ed.] The Egyptian World. London/New York: Routledge, 2007.
Bibliografia:
ADAMS, B. & CIÁLOWICZ, K. Protodynastic Egypt, Great Britain: Shire, 1997. (Col. Shire Egyptology 25)
ADAMS, B. Predynastic Egypt. Great Britain: Shire, 1988. (col. Shire Egyptology 7).
ALDRED, C. Egypt to the end of the Old Kingdom. London: Thames and Hudson, 1978.
BARD, K.A. From Farmers to Pharaohs. Mortuary Evidence for the Rise of Complex Society in Egypt. England: Sheffield Academic Press, 1994.
BOVOT, J.-L. & ZIEGLER, C. Art et Archéologie: L’Égypte Ancienne. Paris: Ecole du Louvre, RMN, 2001. (Manuels de l’Ecole du Louvre).
CAMPAGNO, M. Surgimiento del Estado en Egipto: cambios y continuidades en lo ideológico. Buenos Aires Faculdad de Filosofia y Letras, 1998. (Colección Estudios, Nuova Serie 6)
DRIOTON, E. & VANDIER, J. L'Égypte: des origines à la conquête d'Alexandre. Paris: Presses Universitaires de France, 1989.
ERMAN, A. & RANKE, H. La Civilisation Égyptienne. Paris: Payot, 1986. (col. Bibliothèque historique)
FRANKFORT, H. La Royauté et les Dieux. Paris: Payot, 1951.
GOLVINS, J.-C.; AUFRÈRE, S. L’Égypte Restituée. Tome 3. Sites, temples et pyramides de Moyenne et Basse Égypte. Paris: Éditons Errance, 1997.
GRIMAL, N. Histoire de L'Égypte Ancienne. Paris: Fayard, 1988.
HAYES, W.C. The Scepter of Egypt. A Background for the Study of the Egyptian Antiquities in The Metropolitam Museum of Art. I from the earliest times to the end of the Middle Kingdom. New York: Abrams, 1990.
KEMP, B.J. Ancient Egypt. Anatomy of a Civilization. London: Routledge, 1991.
LECLANT, J. et alii Le Temps des Pyramides. De la Préhistoire aux Hyksos (1560 avant J. -C). Paris: Gallimard, 1978.
LICHTHEIM, M. Ancient Egyptian Literature A Book of Readings. Vol. I: The Old and Middle Kingdoms. Berkeley: University of California Press, 1973.
LOUVRE. L’Art de l’Ancien Empire Égyptien. Paris: Musée du Louvre , 1999. (Conferences et colloques).
VERCOUTTER, J. L'Égypte et la Vallée du Nil. I. Des origines à la fin de l'Ancien Empire 1200-2000 av. J-C.Paris: PUF, 1992.
WATSON, P.J. Egyptian Pyramids and Mastaba Tombs of the Old and Middle Kingdoms. Great Britain: Shire, 1987. (col. Shire Egyptology 6)
WENGROW, D. The Archaeology of Early Egypt. Social Transformations in North-East Africa, 10.000 to 2650 BC. United Kingdom: Cambridge University Press, 2006.
WILKINSON, T.A.H. Early Dynastic Egypt. London: Routledge, 2000.
ZIEGLER, C. et alii. L'Art Égyptien au Temps des Pyramides. Paris: RMN, 1999.

Home Disciplinas Conteúdo Disciplinas Arqueologia e História do Egito Antigo I