Arqueologia e História do Egito Antigo II

Arqueologia e História do Egito Antigo II (de 1570 a 1010 a.C.)

MNA760

Antonio Brancaglion Jr

Este curso abordará os conhecimentos mais atuais sobre a 18-20 dinastias, considerada a "Idade de Ouro" que é o Novo Império, onde o Egito destacou-se como uma potência internacional de grande influência sobre todo o Mediterrâneo Oriental tanto do ponto de vista político e econômico como cultural, enfocando os principais fatores que caracterizam o período e o distinguem das fases anteriores da história egípcia. Examinando as fontes textuais e arqueológicas relacionadas a questões específicas como a religião, as influências externas, o papel dos indivíduos nas relações sociais e questões de gênero em um período de profundas alterações sociais e religiosas que deixaram marcas na cultura ocidental.

Análise de um dos períodos mais complexos da história egípcia a partir de fontes materiais e textuais que se iniciam com as guerras de libertação contra os hicsos que dão origem ao Novo Império. Um período de grandes transformações sociais, políticas e religiosas que culminam com a chegada ao poder dos grandes sacerdotes de Amon.

ALDRED, C. Akhenaton, le Pharaon Mystique. France, Tallandier, 1969.
ASSMANN, J. Egipto a la luz de uma teoría Pluralista de la Cultura. Madrid, Ediciones Akal, 1995.
AUFRÈRE, S. & GOLVIN, J.-C. & GOYON, J.-C. L’Égypte Restituée. T. I: Sites et Temples de Haute Égypte. Paris, Errance, 1997.
BONHÊME, M.-A. & FORGEAU, A. Pharaon, les Secrets du Pouvoir, Paris, Armand Colin, 1988.
BOURRIAU, J. Pharaohs and Mortals. Egyptian Art in the Middle Kingdom. Cambridge, Fitzwilliam Museum/University of Cambridge, 1988.
BOVOT, J.-L. & ZIEGLER, C. Art et Archéologie: L’Égypte Ancienne. Paris, Ecole du Louvre, RMN, 2001. (Manuels de l’Ecole du Louvre).
ERMAN, A. & RANKE, H. La Civilisation Égyptienne, Paris, Payot (col. Bibliothèque historique), 1986.
FREED, R.E. & MARKOWITZ, Y.J. & D’AURIA, S.H. Pharaohs of the Sun. Akhenaten, Nefertiti, Tutankhamen, Boston, Museum of Fine Arts, 1999.
GRIMAL, N. Histoire de L'Égypte Ancienne, Paris, Fayard, 1988.
HAYES, W.C. The Scepter of Egypt. A Background for the Study of the Egyptian Antiquities in The Metropolitam Museum of Art. II the Hycsos Period and yhe New Kingdom (1675-1080 BC), New York, Abrams, 1990.
HUSSON, G. & VALBELLE, D. L’État et les Institutions en Égypte des premiers pharaons aux empereurs romains, Paris, Armand Colin, 1992.
KITCHEN, K.A. Ramsès II le Pharaon Triomphant, Monaco, Éditions du Rocher, 1985.
KOZLOFF, A. et alii Aménophis III - Le Pharaon-Soleil, Paris, Réunion des Musées Nationaux, 1993.
LECLANT, J. et alii L’Empire des Conquérants. L’Égypte au Nouvel Empire (1560-1070), Paris, Gallimard, 1979.
LICHTHEIM, M. Ancient Egyptian Literature A Book of Readings. Vol. II: The New Kingdom, Los Angeles, University of California Press, 1984.
MARTIN, G.T. The Hidden Tombs of Memphis - New Discoveries from the Time of Tutankhamun and Ramesses the Great, London, Thames and Hudson, 1992.
MORET, A. Le Nil et la Civilisation Égyptienne, Paris, Albin Michel, (col. l'evolution de l'humanite), 1937.
PIRENNE, J. Histoire de la Civilisation de l'Égypte Ancienne I-III, Suisse/Paris, Neuchâtel & Albin Michel, 1961.
SADEK, A.I. Popular Religion in Egypt during the New Kingdom. Hildesheim, Gerstenberg Verlag, 1987.
STROUHAL, E. Life of the Ancient Egypt, Norman, University of Oklahoma Press, 1992.
THOMAS, A.P. Akhenaten’s Egypt, Great Britain, Shire, (Col. Shire Egyptology 10), 1996.
TRIGGER, B. et alii. Ancient Egypt a Social History. London: Cambridge University Press, 1983.
VANDERSLEYEN, C. L'Égypte et la Vallée du Nil. II. De la fin de l'Ancien Empire à la fin du Nouvel Empire. Paris, PUF, 1995.
ZIVIE, A.-P. (org.), et alii. Memphis et ses Nécropoles au Nouvel Empire, nouvelles donées, nouvelles questions, Paris, CNRS (actes du Colloque Internationals), 1988.

Home Disciplinas Conteúdo Disciplinas Arqueologia e História do Egito Antigo II