Seminários em Egiptologia

Disciplina

Seminários em Egiptologia

Código

MNA 791

Professor Responsável

Antonio Brancaglion Jr

Ementa

Considerando as especificidades da Arqueologia do Egito Antigo, este curso, ocupa-se da relação entre a produção de trabalhos considerados clássicos para a disciplina e as atuais discussões sobre temas fundamentais, como as teorias sobre a formação do Estado, a realeza e a legitimação do poder, o regionalismo cultural, a moral e a ética na sociedade faraônica, a consolidação da identidade egípcia, entre outros. Para tanto, pretende abordar um conjunto heterogêneo de textos, reforçando assim as discussões sobre a interpretação do Egito Antigo e do seu papel como uma das grandes civilizações da antiguidade.

Sumário

A disciplina pretende atualizar o aluno no aprendizado da prática da pesquisa arqueológica sobre o Egito Antigo por meio do exercício de leitura, discussão e interpretação de uma bibliografia específica.

Objetivos:
* Habilitar os alunos de pós-graduação para o estudo da arqueologia do Egito Antigo, a partir de leituras, análises, e do contato com alguns termos e conceitos desta disciplina
* Promover uma atualização das interpretações sob a perspectiva das evidências arqueológicas

Bibliografia

COLLA, Elliott. Conflicted Antiquities: Egyptology, Egyptomania, Egyptian modernity. London: Duke University Press, 2007.
LUSTIG, Judith (ed). Anthropolgy and Egyptology. England: Sheffield Academic Press, 1997.
WEEKS, Kent. Egyptology and the Social Sciences. Cairo: The American University in Cairo Press, 1979.
WENDRICH, Willeke (ed). Egyptian Archaeology. London: Wiley-Blackwell, 2010
WILKINSON, Richard H. (ed). Egyptology Today. New York: Cambridge University Press, 2008.