Museus, coleções e patrimônio cultural

Museus, coleções e patrimônio cultural

Antonio Carlos de Souza Lima

O estudo das instituições como museus, bilbiotecas, arquivos, institutos de patrimônio, e de dispositivos como coleções científicas, inventários patrimoniais etc., e sua relação com a história da Arqueologia, da Antropologia Social e outras ciências afins.

Debates sobre a noção de cultura e seus usos em Estados Nacionais contemporâneos. Contará com palestras de diversos professores convidados.

ABREU, R. 1996. A fabricação do imortal. Memória, história, e estatégias de consagragação no Brasil. Rio de Janeiro, LAPA/Rocco.
ANDERSON, B. 1991. Imagined communities. London and New York, Verso.
ARANTES, A.A., org. 2000. O espaço da diferença. Campinas: Papirus.
BARBOSA, A.C.M.M.1994. MASP. Um museu e seu público. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro, PPGAS/Museu Nacional.
BOURDIEU, P. 1974. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva.
CANTWELL, A.-M.; GRIFFIN, J.B. & ROTHSCHILD, N.A. eds. 1981. The research potential of anthropological museum collections. New York, The New York Academy of Sciences.
CLIFFORD, J. 1997. Routes. Travel and translation in the Late Twentieth Century. Cambridge and London, Harvard university Press.
COHN, B. 1996. Colonialism and its forms of knowledge. The British in India. Princeton, Princeton University Press.
COOMBES, A.E. 1994. Reinventing Africa. Museums, material culture and popular imagination in Late Victorian and Edwardian England. New Haven and London, Yale Univertiy Press (especialmente capts. 4,5,6 e epílogo).
FLYNN, T. & BARRINGER, T., eds. 1998. Colonialism and the object. Empire, material culture and the museum. London and New York, Routledge.
GRUPIONI, L.D.B. 1998. Coleções expedições vigiadas. Os etnólogos no Conselho de Fiscalização das Expedições Artísticas e Científicas. São Paulo, HUCITEC/ANPOCS.
HANDLER, R. 1988. Nationalism and the politics of culture in Quebec. Ann Arbor: The University of Michigan Press.
HENDERSON, A. & KAEPPLER, A., eds. 1997. Exhibiting dilemmas. Issues of representation at the Smithsonian. Washington and London, Smithsonian University Press.
HOOPER-GREENHILL, E., ed. 1999. The educational role of the Museum. 2nd ed. London and New York, Routledge.
KARP, I. & LAVINE, S.D., eds. 1991. Exhibiting cultures. The poetics and politics of display. Washington and London, Smithsonian Institution Press.
KARP, I.; KREAMER, C.M. & LAVINE, S.D., eds. 1992. Museums and communities. The politics of public culture. Washington and London, Smithsoina Institution Press.
MACDONALD, S. & FYFE, G., eds. 1996. Theorizing Museums. Representing identity and diversity in a changing world. Oxford and Malden, Blackwell Publishers and The Sociologial Review.
NASON, J.D. 1987. The determination of significance: curatorial research and private collections. In: REYNOLDS, Barrie & SOTT, Margaret A., eds. Material anthropology. Contemporary approaches to material culture. Lanhan and London, University Press of America, pp. 31-68
POIRIER, J., dir. . 1968. Ethnologie générale. Paris, Gallimard (Encyclopédie de la Pléiade).
POMIAN, K. 1990. Collectors and curiosities. Paris and Venice, 1500-1800. Cambridge, Polity Press.
STOCKING Jr. G.W., ed. 1985. Objects and others. Essays on museums and material culture. Madison, The University of Winsconsin Press.

Home Disciplinas Conteúdo Disciplinas Museus, coleções e patrimônio cultural